?Sergipe é contemplado em programa para prevenção a desastres

9 de dezembro de 2019 - 17:40

A busca por recursos de estrutura para o progresso e para a melhoria da qualidade de vida do sergipano é um dos maiores focos do Governo do Estado, através de ações dialogadas entre a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Tanto o é que foram aprovados cerca de R$ 5,5 milhões para investimento em obras em Maruim, em Neópolis e em Pacatuba.

Todas essas ações fazem parte do Programa de Prevenção e Preparação a Desastres, gerenciado pelo Ministério da Integração Nacional. Inclusive, o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, aponta que as obras já estão em fase final de contratação pela Seinfra. E, assim, demandarão recursos na ordem de R$ 5 milhões por parte do Governo Federal e de R$ 500 mil através do Governo do Estado.

“O valor engloba a construção da Ponte do Coelho, no Rio Ganhamoroba, no município de Maruim. Além disso, está prevista a execução de serviços e de obras para construção de muro de arrimo para proteção e retificação do talude que existe no município de Neópolis. Há, ainda, a previsão de construção de pontilhões no Povoado Santana dos Frades, em Pacatuba, e de alargamento do leito com prevenção de enchentes e complementação da ratificação do Rio Cotiguiba, em Laranjeiras”, revela o secretário Oliveira Júnior.

Todos os investimentos foram autorizadas em maio de 2011 por meio de um convênio direcionado à Seinfra, concedido pelo Ministério da Integração Nacional. Neste momento, o Governo do Estado está aguardando a finalização de análise para liberação do recurso por parte do Governo Federal, sendo que a Ponte do Coelho, em Maruim, já foi contratada.

Outros investimentos

Além do convênio para construção de obras a título de prevenção de desastres nos municípios de Maruim, Neópolis e Pacatuba, o Governo de Sergipe também conseguiu, em 2011, pôr em andamento dois projetos emergenciais, por meio de termos de compromisso. Ambos ainda estão em execução.

“Um trata da reconstrução e a recuperação de unidades habitacionais, estradas e de passagens molhadas, além de reconstrução de pontes e recuperação de pavimentação de ruas. Tudo isso em diversos municípios de Sergipe e demandou R$ 6 milhões em investimentos da União”, ressaltou Oliveira Júnior. O outro termo trata de obras para recuperação de duas pontes e das margens do Rio Canhamoroba, do trecho urbano, no município de Maruim. Nesse projeto, serão investidos, ao todo, R$ 11 milhões por parte do Governo Fe

Atualizado em: 05/12/2021 11:56:03am