Anuário Estatístico de Sergipe é lançado nesta quarta-feira pela Seplag

9 de dezembro de 2019 - 15:58

Sergipe é o primeiro estado do Nordeste na coleta de lixo e no acesso a água, e o terceiro no esgotamento sanitário. Já Aracaju é a primeira na coleta de lixo e a segunda no esgotamento sanitário com relação às outras capitais do Nordeste. É o que mostra a 26ª edição do Anuário Estatístico de Sergipe, correspondente ao ano de 2018, lançado na manhã desta quarta-feira, 30, pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), através da Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes) – Observatório de Sergipe.

Durante o evento, às 9h, no auditório da Seplag, o secretário Rosman Pereira disse que era uma grata satisfação fazer o lançamento do 26°Anuário pelo fato de já ter 10 anos que estado não lança o seu Anuário. “Retomou como uma política do estado para se ter um raio X das estatísticas do estado para que possamos ter subsídios na questão do nosso planejamento nas áreas que precisam ser melhoradas e dos serviços que estão servindo a população de forma adequada”, afirmou, enfatizando que a intenção é ampliar as melhorias nessas áreas.

“Estamos felizes com o Anuário, pois com todas as dificuldades que o estado tem passado a SUPES [Superintendência de Estudos e Pesquisas] pode realizar esse trabalho e no dia de hoje fazer o seu lançamento. “O anuário servirá de base para decisões gerenciais do governo na melhoria da qualidade de vida de cidadãos sergipanos e de indicadores fundamentais para subsidiar o trabalho de pesquisadores e interessados em conhecer a realidade socioeconômica do estado”, comemora.

Após a exposição do secretário, o coordenador do Observatório de Sergipe, Ciro Brasil, fez a apresentação do Anuário. Destacou que ele proporciona que a população possa baixar cerca de 190 indicadores de Sergipe, com informações do estado e seus municípios, e comparações com outros estados da federação, nas áreas de segurança pública, saúde, educação, demografia, economia e infraestrutura.

Ressaltou o fato da Seplag ter divulgado pela última vez o Anuário Estatístico de Sergipe no ano de 2007. “Portanto, por meio desta publicação, a Seplag resgata seu papel legal como órgão oficial de divulgação de dados estatísticos do estado de Sergipe”, destacou.

Anuário Estatístico

O Anuário é dividido em cinco seções: caracterização do território, demografia, qualidade de vida, infraestrutura e economia. São ao todo 189 indicadores que contemplam os dados mais recentes divulgados por instituições públicas e privadas de Sergipe e do Brasil.

De forma geral, são disponibilizadas estatísticas com horizonte temporal contemplando até os cinco anos anteriores em relação ao último dado atualizado. Sempre que possível foram apresentadas informações para o Brasil, Grandes Regiões, Unidades Federadas, territórios e municípios sergipanos.

As informações da 26ª edição do Anuário Estatístico de Sergipe 2017 estão disponibilizadas no site do Observatório de Sergipe para visualização e download (www.observatorio.se.gov.br)