Balança comercial de Sergipe apresenta superávit em agosto

9 de dezembro de 2019 - 17:15

O Observatório de Sergipe, instituição ligada à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), divulgou nesta quinta-feira, 10, mais um “Radar” – série de publicações que medem indicadores econômicos do estado. Desta vez, o foco foi o comércio exterior, trazendo informações sobre a balança comercial, importações e exportações, realizadas em Sergipe no mês de agosto.

Através desta publicação, o Observatório analisará mensalmente dados referentes a essas transações comerciais internacionais ocorridas na economia sergipana. “O intuito é que em apenas uma página o leitor consiga ter uma boa visão sobre o assunto. Analisamos a performance da balança comercial com o mês e o ano anterior, além de elencarmos os principais produtos, empresas e países envolvidos nas transações. Os dados são fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior – MDIC”, explica Ciro Brasil, Coordenador do Observatório.

De acordo com a publicação, em agosto, a balança comercial de Sergipe fechou com saldo positivo de US$ 3,28 milhões de dólares. As exportações cresceram 77,1% em relação ao mês anterior, e as importações retraíram 63,6% – resultados influenciados pelo desaquecimento da economia nacional e pela valorização do dólar. No acumulado do ano, houve um saldo negativo de US$ 98,62 milhões, com queda de 1,5% nas exportações e 11,9% nas importações.

Através do documento é possível observar ainda que no comparativo entre agosto de 2014 e agosto de 2015, as exportações subiram 108% e as importações reduziram em 50%. Já na perspectiva das transações acumuladas de janeiro a agosto de 2014, com o mesmo período de 2015, houve redução de 2% nas exportações e 12% nas importações.

Depois de quase quatro anos, exportamos mais do que importamos em um mês avaliado, o que caracteriza um superávit, neste mês, na balança comercial. Mas no acumulado do ano, houve déficit. Este superávit ocorreu em boa medida pela desaceleração da economia e pela desvalorização do real frente ao dólar. Uma tendência que já vinha ocorrendo em nível nacional”, completa Ciro Brasil.

Confira a publicação aqui

Atualizado em: 29/11/2021 00:26:18am