Ceac Itinerante leva mais de 80 serviços para o município de Estância

9 de dezembro de 2019 - 16:54

A ação permanece em Estância até esta quinta-feira, dia 15. Os serviços são ofertados no Colégio Estadual Gilson Amado

Até quinta-feira, 15, o Ceac Itinerante estará no município de Estância, região sul do estado. Mais de 80 serviços serão ofertados à população de forma totalmente gratuita no Colégio Estadual Gilson Amado, na antiga estrada do Abaís, no bairro Valter Cardoso Costa. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, e teve início na terça-feira, dia 13. Durante os três dias da caravana, a população local terá a oportunidade de retirar a carteira de identidade, carteira de trabalho e resolver pendências junto à órgãos como o INSS, Incra, NAT, Energisa, Detran, Junta Comercial, Secretaria de Infraestrutura, Receita Federal, entre outros.

A emissão da carteira de identidade é o carro-chefe do Ceac Itinerante, de acordo com o diretor geral José Passos, este serviço corresponde a 70% da demanda total dos atendimentos. “A demanda por carteira de identidade é uma constante. É o serviço mais procurado. Aqui em Estância a expectativa é de emitir mil carteiras de identidade até a quinta-feira”, garante.

Apenas no primeiro dia da iniciativa, foram emitidas 200 senhas para a emissão do documento. De acordo com o oficial administrativo do Ceac Itinerante, Rodrigo Paim, a maior parte dos RGs é emitido em caráter de primeira via à crianças, seguido de mudança de sobrenome e atendimento a idosos. “A maioria das carteiras de identidade que emitimos é primeira via. O nosso maior público é de crianças e idosos. De modo geral, pessoas que não teriam condição de ir até Aracaju. O Ceac Itinerante tem um papel social fundamental na assistência da população. São vários serviços que elas não teriam a oportunidade de ter e elas tem gratuitamente e praticamente na porta de casa”, explica.

Outro motivo que leva à procura do documento é a mudança de sobrenome. A dona de casa Valdinete dos Santos e a auxiliar de custos Tirza Calazans Freire Rocha procuraram o serviço na tarde desta terça-feira ,13, por este motivo. “Eu me casei recentemente e vim incluir meu sobrenome de casada no documento. Moro do outro lado da cidade, mas achei melhor vir até aqui do que ir para Aracaju para fazer isso”, explica Tirza.

“Vim trocar meu RG, sou divorciada e precisava do documento novo. O Ceac itinerante chegou na hora que eu mais precisava porque eu tenho depressão , tenho dificuldade pra sair de casa então foi muito importante o Ceac itinerante estar aqui. Esse trabalho aproxima os serviços da comunidade”, elogia Valdinete.

O estudante Gabriel Santos, de 18 anos, procurou o serviço para fazer a primeira via do documento por um motivo nobre. “Preciso do documento para arranjar um emprego. Vai ser meu primeiro emprego, vou trabalhar para ajudar minha mãe”, admite.

Cronograma

Segundo José Passos, 35 municípios já foram atendidos pelo Ceac Itinerante este ano, alguns deles, a exemplo de Campo do Brito e Lagarto, por conta da alta demanda, receberam a caravana duas vezes. Ainda este mês, o Ceac Itinerante irá até Pacatuba e Riachuelo e no mês de outubro serão beneficiados os municípios de Itaporanga D’Ajuda, Itabi, Malhada dos Bois e Carira.

Atualizado em: 08/12/2022 12:38:30pm