Confira o passo a passo para adquirir o passe livre intermunicipal no Ceac da Rodoviária

17 de janeiro de 2022 - 13:14

Os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos ou com deficiência (PCD) podem solicitar seu cartão de passe livre intermunicipal que garante gratuidade no uso de transporte coletivo, entre os municípios, na unidade do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), localizado na Rodoviária.

A diretora geral do Ceac, Ana Paula Menezes, explica que o cidadão deve acessar o site ceac.se.gov.br, realizar seu agendamento e solicitar o serviço.

Paula explica que para ter acesso à emissão do passe livre na categoria idoso é preciso ter renda inferior ou igual a dois salários mínimos e apresentar documentos originais e cópias da carteira de identidade, CPF, uma foto 3×4, comprovante de renda e residência.

Ressalta ainda que a pessoa com deficiência deve apresentar comprovante de renda familiar (igual ou inferior a um salário mínimo) e caso não tenha renda deve apresentar CNIS (INSS). Se a renda for superior a um salário mínimo, levar documentação dos dependentes (RG original e a cópia, ou a certidão de nascimento dos filhos menores de idade, ou o CNIS do cônjuge).

Além das exigências já mencionadas, o PCD deve apresentar relatório médico atual com o cid, cartão do SUS; uma foto 3/4; RG, CPF e comprovante de residência. “Se for deficiente visual, anexar acuidade visual. Se for deficiente auditivo, anexar audiometria”, alerta Paula.