Divulgado resultado final do PSS de Libras

9 de dezembro de 2019 - 16:47

Ao todo foram selecionadas 110 pessoas

(Foto: Victor Ribeiro/Seplag)

(Foto: Victor Ribeiro/Seplag)

Foi divulgado na tarde da última quinta-feira, 17, o resultado final do Processo Seletivo para as áreas de instrutor e intérprete/ tradutor da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ao todo foram selecionadas 110 pessoas que irão integrar o quadro da Rede Estadual de Ensino. Os docentes serão distribuídos entre a Secretaria de Estado da Educação (SEED) nas suas Diretorias Regionais de Educação (DEA/DRE’s) e no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).

Os candidatos aprovados para o cargo de tradutor e intérprete deverão fazer tradução e interpretação da Língua Portuguesa para Libras de todas as áreas de conhecimento do currículo da educação básica, bem como nas atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas dentro e fora das instituições de ensino em escolas inclusivas da rede pública estadual e intermediar a comunicação entre interlocutores surdos e ouvintes em situações do cotidiano escolar.

Já para o cargo de instrutor será exigido que o candidato aprovado ensine sobre Libras em classes especiais e regulares nas séries iniciais do Ensino Fundamental na rede pública estadual. O candidato também deverá interagir com o professor nas ações pedagógicas planejadas e/ou realizadas no ambiente escolar. Ministrar cursos e instrução sobre Libras para pessoas ouvintes e surdas de acordo com a necessidade da Secretaria de Estado da Educação, bem como nas escolas; orientar professores quanto as suas possíveis dúvidas em Libras e realizar outras instruções compatíveis com sua especialização profissional.

Perícia Médica

Para iniciar o trabalho, os aprovados deverão passar por Perícia Médica em dia e horário pré-estabelecido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Em breve serão divulgados os respectivos dias e horários para comparecimento à perícia, porém, é interessante que os candidatos já tenham conhecimento dos documentos necessários para tomar posse nos cargos.

Para comparecimento à Perícia Médica, os candidatos devem estar munidos de documentos como uma Foto 3×4; Cópia e originais da Carteira de Identidade; CPF e Título de Eleitor, Extrato do PIS/PASEP (pode ser solicitado nas agências do Banco do Brasil ou Caixa); Cópia da Conta Corrente do BANESE (Caso Possua); Cópia do Comprovante de Residência; Cópia do Certificado de Reservista ou Alistamento Militar; Cópia do Certificado de escolaridade, em conformidade com a exigência do cargo, acompanhado de original.

É necessário apresentar também Certidão de Antecedentes Criminais; Certidão de Crimes Eleitorais e Certidão de Quitação da Justiça Eleitoral; Certidão Negativa Criminal Estadual; Certidão Negativa Criminal Federal. Em caso de Servidor Público, apresentar certidão constando não ter sofrido sanções de natureza administrativa, civis ou penais (Adquirido no Setor Pessoal de cada Órgão).

Entre os exames necessários para admissão ao cargo são hemograma; grupo sanguíneo e fator RH; sumário de urina; colesterol e triglicerídeos; glicemia; sorologia para lues (VDRL); parasitológico de fezes; antígeno prostático específico (homens acima de 40 anos de idade); uréia; creatinina; ácido úrico; ECG raio x do tórax (PA e perfil); exame audiométrico;    raio x cervical e lombar e teste ergométrico (para todos os candidatos com idade acima de 40 anos).