Elaboração das projeções populacionais é tema de reunião entre Governo e IBGE

9 de dezembro de 2019 - 17:24

Encontro aconteceu no Centro de Inteligência Corporativa do órgão no Rio de Janeiro

Representantes da Superintendência de Estudos e Pesquisa (Supes) da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) estiveram na última terça-feira, 19, na cidade do Rio de Janeiro para participar da I Reunião do Sistema de Projeções e Estimativas Populacionais, que ocorreu no Centro de Inteligência Corporativa (CIC) do IBGE.
O encontro é a primeira etapa do acordo de cooperação técnica assinado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e pela Seplag com vistas à elaboração das projeções da população estadual. O projeto visa também o aprimoramento metodológico das estimativas das populações municipais, no âmbito do Sistema de Projeções e Estimativas Populacionais (SISPEP).
Segundo Leila Regina Ervatti, Gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica, “a dinâmica do SISPEP, coordenada pelo IBGE, visa capacitar as equipes das instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (IPEs) estaduais, aprimorando a produção de informações demográficas de significativa relevância para o governo e a sociedade”, frisou.
O acordo de cooperação técnica objetiva ainda melhorar e consolidar a metodologia de elaboração das projeções e estimativas populacionais por unidade da federação, dado que essa metodologia será analisada e revisada com a participação de todas as instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (IPEs) estaduais. Também será discutida e elaborada a metodologia para projeções e estimativas populacionais de todos os 5.565 municípios do Brasil.
Para Maurílio Lima, presidente da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES) é de suma importância a participação de todas as instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística estaduais neste processo. “Só assim, poderemos enriquecer as discussões sobre a metodologia, ao introduzirmos todo o conhecimento sobre as dinâmicas populacionais regionais que já é conhecida pelas equipes estaduais”, completou.
Thomas Barboza, diretor de Estatística da Supes/Seplag, e representante da pasta no encontro, a consolidação do Acordo de Cooperação Técnica é um passo muito importante para a evolução das análises populacionais de Sergipe que são elaboradas pela Supes. “Nossos técnicos terão à disposição cursos de análise demográfica com os melhores demógrafos do país. Sendo assim, a Supes terá melhores ferramentas para auxiliar no planejamento de políticas públicas em Sergipe”, comemorou.

Atualizado em: 04/12/2021 22:07:30pm