Equipe do Observatório representa a Seplag em Seminário em Brasília

9 de dezembro de 2019 - 16:52

Evento acontece entre os dias 27 e 29 de outubro, na sede do Ibama, em Brasília

Nesta semana, técnicas da equipe do Observatório de Sergipe, órgão da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), estão em Brasília participando do seminário Foss.4Gis.Gov, sobre uso de software livre para informações geoespaciais no governo. O evento conta com a participação de instituições nacionais, da Itália e da Dinamarca e a abertura contou com a presença do vice-presidente do Ibama, Luciano Evaristo, do representante da União Europeia, Rui Lodoveno, e da representante da Diálogos Setoriais, Giovana Veloso.

O Foss.4Giss.Gov é uma realização do Ibama com apoio da União Europeia e dos ministérios do Meio Ambiente e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e integra o programa Diálogos Setoriais. Durante o seminário, estão sendo apresentados casos bem-sucedidos de uso de software livre para aplicações geoespaciais em instituições governamentais nos países participantes. O seminário foi pensado para favorecer a troca de experiências e identificação de sinergias.

De acordo com Fernanda Lopes, assessora técnica da Seplag, os três dias de evento servem para conhecer e debater sobre a disseminação de dados geoinformacionais produzidos pelos órgãos federais e até instituições internacionais em Softwares livres. “Este evento oportuniza conhecer os diversos tipos de softwares, as normatizações de disseminação e a diversas contribuições que todos podem fazer. O conhecimento adquirido neste evento nos dará mais autonomia e segurança para utilização e disseminação do uso dos softwares de Geotecnologias no âmbito do Governo do Estado”, afirma.

De acordo com o coordenador do Observatório, Ciro Brasil, a participação do Observatório no evento é importante porque “nos dá acesso as melhores práticas de uso de software livres na área geoespacial, podendo ser aplicadas mais especificamente em experiências governamentais aqui em Sergipe”, frisa. Já a técnica Acácia Souza, que junto com Fernanda Lopes participa do evento, destaca que por meio do seminário é possível vislumbrar a importância do uso da geotecnologia através da utilização de software livre, “o qual permite se trabalhar a autonomia na construção, alimentação e disseminação das informações, completa.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 29/11/2021 01:37:48am
Horário de Atendimento: 07h às 13h