Escola treina servidores para elaboração de editais de licitação

9 de dezembro de 2019 - 17:43

Um novo curso de capacitação deve melhorar a eficiência das compras públicas do Governo de Sergipe. Nessa quarta-feira, 6, a Escola de Administração Pública iniciou o curso de elaboração de editais e anexos de licitação. O treinamento é voltado para servidores que lidam com as compras governamentais. O objetivo é aumentar a eficiência na elaboração de editais e termos de referência, acelerando os processos de compras e contratações do Governo do Estado e estimulando a competitividade entre os fornecedores.

A capacitação está sendo coordenada pela pregoeira Valéria Cordeiro, que esteve em Aracaju no ano passado para realizar um curso de capacitação de pregoeiros com os servidores estaduais. Dessa vez, as palestras ministradas vão tratar de temas como elaboração de termos de referência, pesquisa de preços, preâmbulo, cláusulas e anexos do edital. Ao todo, serão capacitados 50 servidores, com o treinamento seguindo até a sexta-feira, 8.

O secretário da Administração, Jorge Alberto, afirma que a capacitação dos servidores que atuam na área de compras é estratégica para o Governo de Sergipe. “Com esse treinamento, vamos agilizar as compras e contratar a preços menores, sempre agindo dentro dos limites éticos e legais. Dessa forma, todas as ações do governo são beneficiadas, com mais facilidade para a aquisição de equipamentos ou realização de obras. Essa é uma prova de que o programa de valorização e capacitação do servidor público, idealizado pelo Governo Marcelo Déda, tem um valor muito grande para o Estado”, afirma o secretário.

Em 2008, foram realizados vários cursos direcionados para os servidores que atuam no setor de compras governamentais. Além do curso de capacitação de pregoeiros, ministrado por Valéria Cordeiro, os servidores também tiveram acesso a cursos gratuitos de contratação direta, sistema de registro de preços e gerenciamento de frota de veículos. A capacitação contribuiu para os bons resultados do Governo de Sergipe na área de compras e contratações no ano passado, quando foram economizados quase R$ 100 milhões em pregões e dispensas eletrônicas ao longo do ano.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 08/12/2022 11:49:05am
Horário de Atendimento: 07h às 13h