Evento promove debates sobre tecnologia e políticas públicas

9 de dezembro de 2019 - 17:00

Promover discussões em torno da tecnologia nos estados como incentivo às melhores práticas na gestão pública do país. Este foi um dos objetivos do encontro de gestores de tecnologia da informação (TI) de 17 estados brasileiros, realizado em Aracaju, que teve início nesta quinta-feira, 7. A 113ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos e a 14ª Reunião de Gerentes Técnicos são promovidas pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e organizadas pela Empresa Sergipana de Tecnologia de Informação (Emgetis). Prestigiaram o evento o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Sergipe, João Augusto Gama, e o vereador aracajuano Lucas Aribé, além de patrocinadores. “O objetivo da reunião do fórum de diretores e gerentes técnicos é a apresentação de soluções comuns e troca de experiências através de sistemas de informática implantados em outros territórios, verificando se são cabíveis ao estado de Sergipe, discutindo as experiências de redes, abertura de banda larga para a população, corroborando também, para a agilidade do serviço público, num mundo globalizado como o nosso”, destacou Gama em sua fala.
Anualmente, a Abep realiza nove reuniões, sendo três de diretores técnicos, três de presidentes e três de diretores administrativos financeiros. O diretor-presidente da Emgetis e vice-presidente do Conselho de Associadas Abep, Ezio Faro, destacou a relevância desses encontros para o desenvolvimento de ações de TI no âmbito da gestão pública. “Esse é o momento em buscamos promover agilidade e troca de expertises entre estados, para que todos tenham oportunidade de oferecer serviços públicos de qualidade, a menores custos”, enfatizou.
O vereador aracajuano Lucas Aribé, que é jornalista especialista em comunicação e novas tecnologias e possui deficiência visual, participou da abertura do evento e ressaltou a importância de pautas inclusivas em discussões sobre TI, para pessoas com deficiência. “É importante pensar em inclusão, acessibilidade, e fazer com que os senhores apresentem, nas diversas ideias, iniciativas tecnológicas a serviço da acessibilidade”, ressaltou o vereador, acrescentando que o Brasil possui uma legislação muito forte no que diz respeito à inclusão da pessoa com deficiência, “uma das melhores do mundo”, segundo ele.
Ao relacionar o tema TI às políticas públicas, o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), Theo Pires, frisou a participação da no dia a dia da sociedade. “O investimento estadual em tecnologia deve estar atrelado ao desenvolvimento de novas ferramentas para que o cidadão possa, por exemplo, marcar uma consulta, fazer um boletim de ocorrência através da internet, enfim, diversas áreas de atuação como saúde, segurança e educação”, comentou. Além disso, Theo avaliou que os benefícios ainda são direcionados aos servidores públicos, dando possibilidades, por exemplo, a professores darem aula em mais de escola ao mesmo tempo; ao policial a viabilidade de, através de um sistema de câmera de monitoramento, atender a mais de um local; e o médico de realizar procedimentos cirúrgicos à distância, o que atualmente a tecnologia permite.
O presidente da Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (Prodesp), Maurício Braga, usou o tema principal ‘armazenamento em nuvem’ para citar a experiência do seu estado no uso da ferramenta. “São muitas informações que precisam ser armazenadas, consultadas rapidamente, de alguma forma, e o estado também necessita de soluções de baixo custo. Cabe aí utilizar uma tecnologia nova, como essa em nuvem, que proporciona volumes enormes de armazenamento de dados e um baixo custo”. Maurício citou como exemplo a oferta de treinamentos, cursos com vídeo aulas, provas eletrônicas . “Tudo isso precisa ser armazenado em algum lugar e com baixo custo, por isso nós analisando a possibilidade de utilizar a nuvem pública ou privada para servir a essas necessidades dos clientes de São Paulo”, finalizou.
Ao finalizar a programação, o presidente da Emgetis, Ezio Faro, lembrou que amanhã, 8, haverá a apresentação do Plano de Modernização de TI em Sergipe. “Os representantes de outros estados vieram conhecer o nosso relacionamento de parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento, USTDA, a qual, por meio da empresa americana PTS, estamos realizando um projeto de ponta para o estado de Sergipe, que ampliará e modernizará a rede banda larga, nossa estrutura de data center e da segurança da informação”, completou.

 

(Fonte: Ascom/Emgetis – Foto: Pedro Leite)foto 5 foto 6 foto 7 foto 8 foto 9 foto 10


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 05/12/2021 11:50:52am
Horário de Atendimento: 07h às 13h