Gestores Governamentais comemoram 15 anos em Sergipe

9 de dezembro de 2019 - 16:18

A primeira turma de Técnicos em Políticas Públicas e Gestão Governamental, conhecido como Gestores Governamentais, realiza nesta quarta-feira, 25, um evento em comemoração aos 15 anos da carreira em Sergipe. O evento será realizado às 19h, na Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe, e contará com diversos homenageados, dentre eles o governador Jackson Barreto e o ex-governador Albano Franco.

De acordo com o presidente do Sindicato da Carreira de Gestores Governamental (SINGEPS), Ciro Brasil de Andrade, é uma década e meia buscando contribuir para a melhoria da administração pública estadual.

Segundo Ciro, que é superintendente de Estudos e Pesquisas, vinculado a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), os Gestores Governamentais têm como principal atribuição subsidiar a formação, implementação e avaliação de políticas públicas, como também, o direcionamento e assessoramento, dos escalões superiores da Administração Estadual.

“A carreira ocupa espaços estratégicos, participando e coordenando importantes projetos nas áreas de planejamento e orçamento, finanças públicas, captação de recursos, estudos e pesquisas, entre outros”, disse, revelando que durante esses 15 anos, os Gestores Governamentais ocuparam diversos cargos de direção e gerenciamento nos mais diversos órgãos do Estado, incluindo cargos de 1º escalão.

“Desde a implantação da Constituição de 1988, o poder Executivo Estadual só realizou um concurso para área de administração e planejamento na administração direta, o de gestores em 2001, e isso nos deixa bastante apreensivo, pois com a aposentadoria em massa de servidores mais antigos de nível superior há uma flagrante carência de quadros efetivos no Estado, que fica excessivamente dependente de cargos em comissão”, revelou o presidente da Singeps, afirmando que é necessário um novo concurso.

Para Ciro, os servidores efetivos de carreiras de Estado, são de suma importância para dar continuidade às políticas públicas, independentemente do governo que esteja no poder. “Os governos são transitórios, mas a estrutura do Estado e as políticas públicas são permanentes para poderem servir o cidadão”, revela.

 


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 29/11/2021 06:13:28am
Horário de Atendimento: 07h às 13h