Governador lança editais dos concursos para PM, Bombeiros, Guarda Prisional e Gestor

9 de dezembro de 2019 - 16:04

Na manhã desta terça-feira,03, em solenidade no Palácio de Despachos, o governador Jackson Barreto, ao lado do vice-governador Belivaldo Chagas e do secretário Rosman Pereira (Planejamento, Orçamento e Gestão), lançou os editais para realização de concursos públicos para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Prisional e Gestores Públicos. Os editais já serão publicados no Diário Oficial do Estado dessa quarta-feira, 04.

Segundo o governador, o lançamento dos editais era um momento importante da administração pública pela necessidade dos governos realizarem concurso para PM e Bombeiros pelo crescimento da população. “Com isso cumpro o compromisso assumido publicamente para realização dos concursos”, frisou.

Ressalta o governador que foi criado uma expectativa grande na sociedade sergipana e agora estava prestando contas para todos aqueles que estão preparados para o concurso da PM, Bombeiros, Guarda Prisional e Gestor. “Dessa forma, acho que a gente atende cobrança da sociedade porque o anuncio do concurso estava demorando em razão da necessidade de fazer uma adaptação na lei que também permite concurso para Corpo de Bombeiros”, declarou.

O secretário Rosman Pereira destaca a importância da realização dos concursos. “É de extrema importância por colocar no serviço público estadual centenas de pessoas nesse momento de crise econômica que toma conta do país e pelos serviços que os aprovados prestarão à população. Nesse momento de crescimento da violência no país haverá uma oxigenação na polícia com a realização do concurso para a PM, quando alguns militares estão indo para a reserva”, afirma.

Rosman também destaca a realização de concurso para bombeiros, que está com seu quadro defasado pelo crescimento da população, e de guarda prisional, cujo o único concurso foi em 2002, exatamente há 16 anos.

Os concursos

Serão ofertadas 661 novas vagas na rede pública estadual, sendo 300 vagas para soldado da Polícia Militar e 30 para aspirante; 200 vagas para soldado Bombeiro e 12 para aspirante; 100 vagas para Guarda Prisional; e 19 vagas para Gestor Público.

Para soldado da PM será exigido o nível médico e para aspirante ser bacharel em Direito; para bombeiro a exigência é de nível médio para soldado e de nível superior em qualquer área para aspirante. Já para guarda prisional o interessado precisará apenas ter o nível médio e para gestor público ter qualquer formação superior.

Esse será o último concurso que o Governo do Estado realizará com formação de nível médio para soldado da Polícia Militar Estado. Os próximos, já será exigido formação superior, como já ocorre para aspirante.

O salário inicial dos aprovados no concurso de soldado da PM e Bombeiros será de R$ 3.370,00 e o de aspirante será de R$ 9.236,39; o salário do agente penitenciário corresponderá a R$ 1.500,00; e o de gestor público R$ 7.714,29.

Para o concurso da Polícia Militar e Bombeiros haverá uma quota de 20% para mulheres. Já para guarda prisional 75 vagas serão para homem e 25 para mulher. Em todos os concursos haverá quota de 10% para afrodescendentes.

As provas dos quatro concursos ocorrerão em dias diferentes, sendo 60 dias após a publicação dos editais. As contratações dos aprovados acontecerão em 2019, em razão das várias fases dos concursos. Após a prova objetiva, haverá, em outras datas, exame psicológico, Teste de Aptidão Física (TAF), investigação social e no caso do concurso para gestor e guarda prisional ocorrerá ainda prova de título e curso de formação.

Participaram da solenidade os secretários João Eloy (Segurança Pública), Cristiano Barreto (Justiça) e Sales Neto (Comunicação), os comandantes da PM, coronel Marcony Cabral, e do Corpo de Bombeiro, coronel Erivaldo Mendes, além de oficiais da PM e Bombeiros e os técnicos da Seplag Ana Georgia, Gustavo Andrade e Ciro Brasil.

Atualizado em: 26/11/2021 22:41:58pm