Governo de Sergipe lança linha de crédito para MPE’s

9 de dezembro de 2019 - 17:41

As micro e pequenas empresas (MPE’s) sergipanas vencedoras de licitações públicas como fornecedoras do Estado já podem contar com uma nova linha de crédito do Banco do Estado de Sergipe (Banese). O Credi-Compras Governamentais Banese, idealizado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) e desenvolvido pelo Banese, oferece crédito para capital de giro e investimentos. Cerca de 400 pessoas lotaram o auditório do Radisson Hotel na manhã desta terça-feira, 2, para assistir ao lançamento da nova ação do Governo de Sergipe para o desenvolvimento das MPE’s.

As micro e pequenas empresas (MPE’s) sergipanas vencedoras de licitações públicas como fornecedoras do Estado já podem contar com uma nova linha de crédito do Banco do Estado de Sergipe (Banese). O Credi-Compras Governamentais Banese, idealizado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) e desenvolvido pelo Banese, oferece crédito para capital de giro e investimentos. Cerca de 400 pessoas lotaram o auditório do Radisson Hotel na manhã desta terça-feira, 2, para assistir ao lançamento da nova ação do Governo de Sergipe para o desenvolvimento das MPEs.

Empenhado em fortalecer o poder de compra das MPE’s, o Governo do Estado, por meio da Sead (órgão do governo responsável pelas compras públicas) vem criando mecanismos para incrementar essa parcela de empreendedores. Em setembro de 2007, o Governo do Estado, numa atitude pioneira no país, sancionou a Lei 6.206/2007, a partir de uma demanda da Sead, com o objetivo de usar o poder de compra do Estado para fomentar o comércio local e também as MPEs, com a criação de um ambiente legal favorável, visando ao desenvolvimento econômico e social sustentável. Agora, mais uma vez, de forma inédita no país, lança, por meio da Sead e Banese, o Credi-Compras Governamentais Banese.

Força das MPE’s

Para o secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto, os números motivaram a Sead a demandar uma linha de crédito específica para as MPE’s sergipanas. “Oferecer todo o incentivo às micro e pequenas empresas é uma meta do governo Marcelo Déda, e nós, da Secretaria da Administração, estamos nos esforçando e buscando parcerias para honrar esse compromisso com o setor empresarial sergipano”, disse Jorge Alberto.

O governador do Estado, Marcelo Déda, fez questão de ressaltar a força do Banese e a sua função o bom funcionamento da economia sergipana. “Hoje, o Banese é um banco forte, que se destaca em sua categoria. E conseguiu chegar a esse nível realizando ações desse tipo, que beneficiam as empresas do nosso Estado e geram emprego e renda para a população sergipana”, afirmou o governador.

As micro e pequenas empresas representam 99% dos estabelecimentos instalados em Sergipe e respondem por 60% dos empregos, de acordo com dados fornecidos pelo Sebrae. A participação das MPE’s nas compras públicas do Estado passou de 6,86% em 2007, para 37,10% em 2008, graças ao advento da lei. E já nesse primeiro trimestre, do total arrematado em pregões eletrônicos, 82,35% foram junto a MPE’s sergipanas.

Credi-Compras

A linha de crédito tem como público alvo as MPE’s sergipanas que possuem contrato de prestação de serviço ou de fornecimento de bens com o Estado de Sergipe e que ganharam a licitação pública. O crédito pode alcançar até 80% do valor da Nota Fiscal faturada. A forma de pagamento será em parcela única debitada automaticamente em conta corrente na data do pagamento do crédito pelo Estado ou no vencimento do contrato ou o que ocorrer primeiro.

O presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, explicou que a linha de crédito vai oferecer taxas de juros diferenciadas e negociáveis com o gerente da unidade. “É uma ação forte e firme no sentido de dotar o empresário de mais recursos financeiros fazendo com que tenha maior condição de cumprir o contrato e gerar mais emprego e renda”, disse.

“O Estado está antecipando uma solução para o micro crédito empresarial que está previsto no capítulo cinco do artigo 46 da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, onde o empenho pode ser negociado num banco oficial”, disse o consultor da unidade de políticas públicas do Sebrae nacional, Robson Schimdt. Ele veio a convite da Sead representando a direção nacional do Sebrae acompanhar o lançamento da linha de crédito, a primeira do país específica para os micro e pequenos empresários vencedores de licitação pública.

Para a empresária Tânia Pan, todas as ações que incentivem as micro e pequenas empresas são válidas, pois aumentam a competitividade junto ao mercado. “O Credi-Compras Governamentais Banese vai dar muito mais chances para as micro e pequenas se desenvolverem”, disse.

Presenças

A solenidade reuniu lideranças empresariais e políticas. Entre os presentes: o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, o vereador Murito Matos, os secretários de Estado da Fazenda, João Andrade, da Comunicação Social, Carlos Cauê, da Articulação Política, Bosco Costa, o superintendente do Sebrae de Sergipe, Emanuel Sobral, o coordenador-geral do Fórum Empresarial de Sergipe, Geraldo Barreto, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sergipe, Samuel Schuster, e o presidente da Jucese, Lauro Vasconcelos.