Governo discute Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável

9 de dezembro de 2019 - 17:13

Encontro contou com a participação de representante do Ministério da Integração Nacional

Discutir a implantação de um Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável para Sergipe. Este foi o foco de uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 17, entre representantes do Governo do Estado e João Mendes, que é coordenador Geral de Planos Regionais e Territoriais, da Secretaria de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional (CGRT/SDR/MI). Entre os membros do Governo que participaram do encontro, estavam os secretários de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), João Augusto Gama, de Agricultura (Seagri), Esmeraldo Leal e do Desenvolvimento Econômico (Sedetec), Francisco Dantas.{gallery}ReuniaoMI{/gallery}
Durante a reunião, proposta pelo Ministério, João Mendes procurou explicar o Plano Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), e exemplificar o quanto a participação dos Estados é fundamental para que esta ação se concretize. “Nosso objetivo é reduzir as desigualdades regionais, fortalecer a coesão social, econômica, política e territorial do Brasil. A proposta da nova PNDR traz na sua essência, um conjunto de mecanismos, que procura restaurar um ambiente federativo mais equitativo e, portanto marcado pela coesão”, explicou João Mendes.
Neste contexto, Sergipe, assim como os demais estados da federação, entram como parceiros neste projeto, criando e implementando Planos Estaduais de Desenvolvimento Sustentável, que darão um norte as ações que serão pautadas neste âmbito pelos Estados. “É muito importante que estejamos inseridos neste processo, contribuindo com o Governo Federal por um país mais igualitário”, destacou o secretário João Augusto Gama.
A partir da reunião, será elaborado um termo de parceria entre o Governo de Sergipe e o Ministério da Integração Nacional, com o objetivo de elaborar o plano em Sergipe. Com base no Plano Nacional, a equipe sergipana irá elaborar um plano Estadual que busque mapear políticas públicas para determinadas microrregiões do Estado.

Presenças
Participaram ainda da reunião o assessor especial do Governo, Ricardo Lacerda, o superintendente de Planejamento e Orçamento da Seplag, Guilherme Rebouças, o superintendente de Estudos e Pesquisas, Ciro Brasil, o assessor técnico da Seplag, Gustavo Andrade, e assessores da Seagri e Sedetec.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 05/12/2021 13:12:24pm
Horário de Atendimento: 07h às 13h