Governo firma parcerias e apresenta nova proposta da Escola de Administração Pública

9 de dezembro de 2019 - 17:15

ESAP/SE como agora é chamada a Escola de Governo, oferecerá diversas opções de cursos para os servidores públicos estaduais

Apresentar um programa de capacitação para servidores mais audacioso e firmar parcerias com quase dez instituições de ensino de renome no Estado, através da Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe (ESAP/SE). Este foi o objetivo do evento realizado na manhã desta quinta-feira, 03, pelo Governo do Estado, no Hotel Radisson, na Orla de Atalaia, que contou com a presença de diversos secretários e membros de instituições parceiras que integrarão a reformulação da instituição que visa valorizar o servidor público do Estado.{gallery}EventoEscolaRadisson{/gallery}

A nova proposta da ESAP irá oferecer cursos de forma dinâmica, atraindo servidores e mostrando a importância da capacitação para seu crescimento e, consequentemente, da melhora no atendimento do serviço público. Isso tudo associado ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Públicos (PCCV), onde aqueles os servidores que apresentarem títulos de cursos, terão uma progressão na carreira, aumentando gradativamente seus vencimentos.

O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama, que no ato representou o Governador em exercício do Estado, Belivaldo Chagas, destacou a importância das parcerias firmadas e da iniciativa do Governo em buscar novas formas de valorização do servidor. “Conseguimos reunir aqui a elite do ensino em Sergipe que se une ao Governo do Estado para corrigir alguns pontos desgastados da administração pública, capacitando nossos servidores e dinamizando a máquina administrativa”, frisou.

Um dos principais pontos do evento foi a assinatura do termo de cooperação entre a Seplag e a Secretaria da Educação, que juntas, realizarão um curso Pré-universitário destinado exclusivamente para servidores públicos estaduais. Ao todo, foram disponibilizadas 150 vagas, para aulas nos turnos da tarde e noite, que serão ministradas na sede da Seplag e buscam oferecer um incentivo a mais para os servidores que querem ingressar em uma graduação.

“Ficamos muito felizes em, juntos com a Seplag, através da Escola de Governo, oferecer este pré-universitário para os servidores estaduais, afinal, nosso pré-universitário é uma das ações mais bem sucedidas da Secretaria da Educação, e estender isso também para os servidores públicos é uma demostração de valorização ímpar que o Governo mostra a esses colaboradores”, lembrou o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.

Além do termo de cooperação assinado entre a Secretaria de Planejamento e a Seed, o secretário Gama assinou ainda termos de parceria com diversas instituições de ensino superior. A partir de agora, o diretor da Escola de Governo, José Roberto de Lima, ampliará os diálogos com essas instituições de forma a oferecer novas possibilidades para que os servidores possam fazer cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e mestrado.

Entre as instituições que firmaram parcerias estão Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit), Sebrae, Fecomércio, Fanese, Faculdade Pio Décimo, Faculdade Amadeus (Fama), Estácio Fase e Instituto Euvaldo Lodi. “Temos no Estado hoje cerca de 40 mil servidores, e assumimos a Escola com um desafio enorme: de promover formas de capacitá-los e valorizá-los. Assim, buscamos instituições como as que estão aqui presentes, como forma de atingi-los e criar uma nova história a partir de agora”, argumentou José Roberto de Lima.
Desafios da capacitação na Gestão Pública
Além da assinatura dos termos de parcerias, a manhã foi marcada também pela palestra “Desafios da capacitação na Gestão Pública”, do professor doutor da Universidade Federal do Paraná, Marcelo Curado. Durante sua explanação, Curado procurou falar da importância da capacitação na esfera pública, argumentando sobre a atual situação fiscal do país, e traçando um completo panorama sobre a importância da capacitação para aumento da produtividade e, consequentemente, na melhoria nos serviços que são oferecidos pelo setor público à população.

Presenças
Participaram do evento o secretário de Estado da Segurança Pública, Mendonça Prado, a superintendente executiva da Seplag, Lucivanda Rodrigues, o superintendente executivo da Seinfra, Ubirajara Barreto, Augusto Fábio, diretor presidente do Sergipe Previdência e José Ricardo de Santana, presidente da Fapitec .

Esteve presente também o Diretor Técnico do Sebrae, Marcelo Barreto, o diretor do Senac, na ocasião representando a Fecomércio, Paulo do Eirado, o professor Tenisson José dos Santos, representando a Unit, o professor Rosalvo Ferreira, representando a UFS, José Sebastião do Santos, Reitor da Pio Décimo, José Augusto, representando a FAMA, Rafael Monteiro, representando a Estácio Fase e Rodrigo Rocha representando o Instituto Euvaldo Lodi, entre outras autoridades.

Atualizado em: 04/12/2021 21:49:25pm