Governo realiza próximo domingo concurso para guarda prisional

9 de dezembro de 2019 - 15:54

Será realizado no próximo domingo, 08,  o concurso público para cargo de Guarda Prisional, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), visando prestar uma melhor segurança nos presídios com a contratação de novos profissionais na área.  Estão concorrendo 26.321 candidatos para as 100 vagas, sendo 75 para homens e 25 para mulheres.

A Prova Objetiva para os cargos A01 – Guarda de Segurança do Sistema Prisional masculino e A02 – Guarda de Segurança do Sistema Prisional feminino terá a duração de 4 horas, com abertura dos portões às 13h30 e fechamento às 14h30.

Os candidatos deverão acessar e imprimir o Comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP), constando data, horário e local de realização da Prova Objetiva, disponível no site www.ibade.org.br.

O candidato deverá comparecer ao local de realização da Prova Objetiva portando documento oficial e original de identificação, com antecedência mínima de 1 (uma) hora do horário estabelecido para o fechamento dos portões. Obrigatoriamente deverá levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, não podendo utilizar outro tipo de caneta ou material.

A Carreira de Guarda de Segurança do Sistema Prisional é estruturada em sete classes, hierarquicamente escalonada, tendo como última classe, a especial, com vencimento básico no valor de R$ 4.457,86, acrescido de demais vantagens (periculosidade, triênios, adicional noturno, titulação) que podem atingir o valor bruto de R$ 8.445,00, conforme previsto na Lei Complementar nº. 294, de 06 de setembro de 2017.

A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, respeitado o limite de 24  horas consecutivas em regime de plantão, conforme previsto na Lei Complementar nº 166, de 18 de junho de 2009.