IBGE apresenta estudo sobre mudanças nas microrregiões de SE

7 de janeiro de 2019 - 01:29

Estudos devem ser concluídos no final de 2015

{gallery}SupesIBGE051214{/gallery}

Na manhã desta sexta-feira, 05, representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e membros da Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes), da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) reuniram-se para debater sobre as alterações das Microrregiões de Sergipe. Atualmente, o Estado conta com 13 microrregiões.

A reunião teve como objetivo apresentar alguns estudos que vem sendo realizados pelo Instituto, com foco na atualização das microrregiões de todos os Estados da Federação. “O que se tinha até hoje era datado de 1989, ou seja, com 25 anos de defasagem. Por isso, estamos trabalhando para atualizar esses dados que serão fundamentais para futuras pesquisas que o IBGE venha a desenvolver pelo país”, destacou Paulo Marques, gerente de regionalização do Instituto.

Essa atualização visa ainda o aprimoramento de mecanismos e instrumentos que regulam o pacto federativo e o planejamento do território nacional, além de descrever de forma precisa e atual as configurações do país. “Tudo isso é fundamental para subsidiar o planejamento territorial nos níveis federal, estadual e regional, realizar trabalhos diversos de interpretação da realidade sócio-espacial do país, bem como garantir critérios nacionais para a divisão regional”, completou Paulo Marques. 

Durante o encontro, os representantes da Supes falaram sobre as oito unidades de planejamento existentes no Estado, instituídas em 2007 por decreto. “Este estudo é extremamente importante, principalmente por considerarmos as mudanças pelas quais o país passou nos últimos 25 anos. Por isso, estamos à disposição para auxiliar no que o IBGE necessitar”, frisou Marcel Resende, superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag.

Sergipe, juntamente com os Estados de Minas Gerais e Alagoas, foram os pilotos nessa atualização, principalmente por terem contribuído com o questionário da Associação Nacional de Instituições de Pesquisas, enviado no início do ano pelo IBGE. “Recebemos esse questionário e prontamente respondemos com dados sobre as configurações territoriais, econômicas, físicas, e culturais do nosso Estado. Com base nisso, eles iniciaram seus trabalhos”, explicou Márcio Reis, diretor de Geografia e Cartografia da Seplag.

Os estudos sobre as novas microrregiões de todos os Estado do país devem ser divulgadas até o final de 2015. 


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 08/12/2022 12:05:39pm
Horário de Atendimento: 07h às 13h