Instrutores da Swat iniciam treinamento com policiais civis e militares

9 de dezembro de 2019 - 17:56

Olhos atentos e uma troca de experiências entre policiais sergipanos e os instrutores da Swat norte-americana. Essa é a tônica do curso ‘Negociação e Resgate de Reféns’, promovido pela Escola de Governo, numa parceria entre as secretarias de Estado da Administração (Sead) e da Segurança Pública (SSP). As aulas teóricas tiveram início na manhã desta sexta-feira, 26, no auditório da Sead.

Deste sábado, 27, até a segunda-feira, 29, será realizado um treinamento prático de operações com todos os alunos. Os exercícios serão orientados e supervisionados pelos especialistas da Swat e as simulações práticas acontecerão nas instalações do Hotel Palace, já desativado.

As instruções têm como objetivo capacitar novos soldados para integrarem nos casos de operações especiais. Além de preparar os militares para realizar negociações e salvamentos, as técnicas permitem que os policiais possam chegar a locais de difícil acesso. Dessa forma, as equipes especializadas possuem mais alternativas para intervir em ocorrências de alta complexidade, como seqüestros ou assaltos com reféns.

Os cursos ‘Proteção de autoridades e testemunhas’ e ‘Negociação e resgate de reféns’ foram trazidos a Sergipe por meio do Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (Cati). O Centro conta com um corpo de profissionais gabaritados que detém conhecimento aprimorado e patenteado acerca de técnicas e táticas de imobilização.

Cursos desta natureza são de alto nível de aperfeiçoamento. “Temos alunos de todas as partes do país. No entanto, o próprio policial custeia o curso, na busca por obter esta importante qualificação. A promoção deste curso pelo Estado é uma iniciativa inovadora”, afirmou Mércia Maria Lemos, representante do Cati.

Sergipe é um dos poucos Estados do país a promover este curso para os profissionais que atuam na segurança pública estadual. “No momento em que a segurança pública é um tema de fundamental importância para o nosso Governo, é essencial que colaboremos com uma capacitação efetiva e de qualidade aos policiais que trabalham com o objetivo de proteger a população”, afirmou o secretário da Administração, Jorge Alberto.

Esta é também uma iniciativa que tem como objetivos a qualificação dos profissionais de segurança e a valorização do servidor. “Na medida em que estamos investindo na capacitação profissional e no crescimento pessoal, estamos contribuindo para elevar a auto-estima e a qualidade dos serviços prestados ao cidadão”, disse o secretário de Segurança Pública, Kércio Pinto.

 


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 05/12/2021 12:34:14pm
Horário de Atendimento: 07h às 13h