Ipesaúde realiza cirurgia de alta complexidade

9 de dezembro de 2019 - 18:04

O Ipesaúde viabilizou pela primeira vez, uma operação de alta complexidade em um servidor público estadual aposentado. O procedimento cirúrgico conseguiu desviar o fluxo de sangue de um paciente que estava com um aneurisma na aorta, isto é, ele estava com uma dilatação na principal artéria do coração.

 

“A cirurgia, um procedimento inédito em Sergipe, foi custeada pelo Ipesaúde e realizada por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o município de Aracaju com a Fundação de Beneficência Hospital Cirurgia (FBHC)”, explica Vinícius Melo, presidente do Ipesaúde. A segunda correção será realizada daqui a duas semanas, também pelo instituto.

O radiologista e intervencionista Dr.Christian Oliveira, coordenador do setor de Hemodinâmica da Fundação de Beneficência Hospital Cirurgia e da equipe que realizou o procedimento, disse que a cirurgia durou cerca de duas horas. O paciente, de 64 anos, reagiu bem, passou a noite de sábado em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Cirurgia e recebeu alta na última segunda-feira (27/08).

“Esta foi a primeira vez que este procedimento foi realizado em Sergipe, mas no mundo a primeira correção aconteceu em 1991 e no Brasil em 1997”, afirmou o Dr. Christian.

Segundo Christian, esta correção se faz com dois pequenos cortes de 2 centímetros em cada virilha, por onde se introduz uma prótese de teflon (material anti-aderente), com anestesia raqui ou local. Sem o devido tratamento, o índice de mortes de pacientes com este tipo de aneurisma pode chegar a 90%. Segundo Christian Oliveira, este procedimento deverá ser realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) somente a partir de janeiro de 2008.

Para o secretário da Administração, Jorge Alberto, este é um procedimento que demonstra quão enfática tem sido a atuação do Governo do Estado. “O governador Marcelo Déda tem dado grande atenção à assistência oferecida à saúde do servidor público. A modernização do Ipesaúde, que tem possibilitado a qualificação no atendimento ao usuário do instituto, é a maior prova de que a saúde é uma das prioridades do governo do Estado” afirma.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 29/11/2021 06:36:10am
Horário de Atendimento: 07h às 13h