Ipesprevidência firma contrato para realização de Cálculo Atuarial

9 de dezembro de 2019 - 18:19

O Ipesprevidência firmou esta semana, o contrato para a realização do Cálculo Atuarial com a Caixa Econômica Federal (CEF). O documento foi assinado pelo diretor-presidente do Ipesprevidência, Amito Brito Filho e pelo superintendente da CEF, Gilberto Occhi. Estiveram presentes no ato o secretário adjunto de Administração, José Leite Prado Filho e representantes do Ipesprevidência, como o diretor administrativo-financeiro, Jorge Prata, o diretor de Previdência, Pedro Vieira Santos e o gerente executivo de Administração Imobiliária e Habitacional, Joaquim Pinheiro Rezende.
O Ipesprevidência firmou esta semana, o contrato para a realização do Cálculo Atuarial com a Caixa Econômica Federal (CEF). O documento foi assinado pelo diretor-presidente do Ipesprevidência, Amito Brito Filho e pelo superintendente da CEF, Gilberto Occhi. Estiveram presentes no ato o secretário adjunto da Administração, José Leite Prado Filho, e representantes do Ipesprevidência, como o diretor administrativo-financeiro, Jorge Prata, o diretor de Previdência, Pedro Vieira Santos, e o gerente executivo de Administração Imobiliária e Habitacional, Joaquim Pinheiro Rezende.

O cálculo atuarial é feito anualmente e visa avaliar as obrigações previdenciárias dos servidores públicos do Estado para definição do custeio e manutenção do equilíbrio do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A sua realização é exigida pelo Ministério da Previdência Social como requisito para concessão do Certificado de Regularidade Previdenciária.

De acordo com o diretor-presidente do Ipesprevidência, Amito Brito Filho, o Cálculo Atuarial vai mostrar a situação financeira da autarquia e as alternativas a serem implantadas para seu equilíbrio financeiro. “Com essas informações poderemos avaliar o que está sendo pago à previdência tanto pelos servidores quanto pelos empregadores, e se esse valor é suficiente para garantir as aposentadorias pelo Regime Próprio de Previdência Social. Também será possível avaliar qual a necessidade de reserva ideal para garantir as aposentadorias dos servidores que hoje estão na ativa”, explicou Amito.

O prazo para a entrega do cálculo pela Caixa Econômica Federal é até o final de junho. Segundo o superintendente da CEF, Gilberto Occhi, uma equipe de Brasília será a responsável pelo processo. Junto com o cálculo também será feito o demonstrativo de projeção atuarial, que será encaminhado pelo Ipesprevidência em julho para o Ministério da Previdência Social.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 29/11/2021 01:05:11am
Horário de Atendimento: 07h às 13h