Magistério: senhas de Edital por Convite serão entregues até meio dia da terça, 28

9 de dezembro de 2019 - 17:01

Desde o último dia 21, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), está recebendo centenas de professores aprovados no Concurso do Magistério que foram convocados a comparecer à pasta para verificar a possibilidade de ingressar no serviço público através de edital por convite. Essa modalidade de contratação consiste em convidar professores aprovados no concurso a trabalhar em Diretorias Regionais de Educação (DREs) diferentes da que se inscreveram anteriormente.

As senhas para atendimento das pessoas convocadas estão sendo entregues diariamente na sede da Seplag, das 8h às 12h, e na segunda e terça-feira, 27 e 28 de junho, últimos dias para apresentação, seguirão o mesmo horário. A gerente geral de recrutamento, seleção e movimentação de servidores do Governo do Estado, Zélia Apóstolo, reforça a necessidade dos professores aprovados chegarem cedo. “Queremos atender a todos, mas as senhas serão distribuídas apenas até as 12h, para que nossa equipe consiga atender a todos satisfatoriamente”, informa.

Regras
O candidato convocado por meio do Edital por Convite poderá concorrer às vagas de sua disciplina nas múltiplas DREs, desde que as especifique e indique suas prioridades, no quadro de preferência.

No caso de mais de um candidato convidado aceitar a mesma DRE, na mesma ordem de prioridade, observar-se-á o item 7 do 26º Edital de Convite e a nomeação se procederá adotando-se seguintes critérios como melhores classificações na Lista Geral, respeitando-se a ordem de prioridade especificada no quadro de preferência; a ordem crescente dos grupos, ou seja, os melhores classificados do (item “a”) ocuparão os primeiros grupos, e assim, sucessivamente. Vale destacar ainda que para efeito de aceitação do presente convite, serão consideradas válidas apenas as DREs assinaladas no quadro de preferência, com exclusão de eventuais duplicidades.

A posse do candidato dependerá do preenchimento dos requisitos legais de investidura para o cargo e caso seja nomeado e preencha os requisitos legais, o candidato perderá o direito de ser convocado na lista por Grupo de Município/DRE ou em outra vaga que surja na Lista Geral, não sendo possível pleitear futuramente o retorno à lista de origem, caso surjam vagas para novas nomeações naquela localidade.

Sobre o certame
O concurso em questão foi lançado em 2012 com o objetivo de selecionar 1.700 profissionais de educação para compor o quadro do Magistério Estadual, além de formar cadastro de reserva para futuras convocações conforme vencimento de contratos e aposentadorias. Até o momento, mais de quatro mil professores já foram convocados.

Neste certame 32 mil inscrições foram efetivadas, e apenas 1.382 pessoas não realizaram a prova e 9.422 pessoas foram aprovadas. O concurso foi aplicado para 15 cargos de professor de Educação Básica e teve como principal objetivo a interiorização do ensino.