Ministério da Integração apresenta o Plano de Desenvolvimento para Sergipe

9 de dezembro de 2019 - 16:31

(Foto: Divulgação)

O estado de Sergipe, que integra o Semiárido brasileiro, concentra mais de dois milhões e duzentos mil habitantes. Para promover o desenvolvimento regional desse importante estado do Nordeste do País, caracterizado pela produção de agricultura, pecuária e pela extração de petróleo e de gás natural, o Ministério da Integração desenvolveu para Sergipe um Plano de Desenvolvimento (PDR), que será apresentado no próximo dia 7 de junho, em Aracaju. O evento contará com a participação do governador do estado, Jackson Barreto, e do secretário de Desenvolvimento Regional do MI, Marlon Cambraia, área responsável pela implantação da iniciativa.

O PDR Sergipe é um instrumento de alinhamento entre a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e a Política Estadual e tem como objetivo apontar as diretrizes estratégicas e definir metas capazes de gerar o desenvolvimento de médio e longo prazos (cinco e dez anos) de Sergipe, em especial dos espaços menos desenvolvidos.

Para o secretário de Desenvolvimento Regional, Marlon Cambraia, o desafio nos próximos anos é articular os esforços da iniciativa privada e da administração pública para o desenvolvimento de atividades que buscam a melhoria das condições de vida dos cidadão sergipanos.

O Plano visa consolidar ainda em Sergipe, a exemplo da cadeia do petróleo e gás, outros arranjos produtivos locais (APLs), tais como a geração de energia, o turismo, a piscicultura e a cadeia leiteira.

Financiamento

O PDR-Sergipe é financiado pelo Ministério da Integração, responsável pela PNDR, e desenvolvido em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), instituição vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA). Conta ainda com o apoio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Em Sergipe, a elaboração do Plano é coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec). A Execução do projeto é feita pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

SERVIÇO

Apresentação do Plano de Desenvolvimento Regional de Sergipe (PDR Sergipe)
Dia 7 de junho
Às 10h30 horas
Na sala de reuniões do Palácio dos Despachos do governo de Sergipe (Av. Adélia Franco, 3305, Grageru, Aracaju –SE)

Fonte: Ministério da Integração


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 02/12/2021 08:33:31am
Horário de Atendimento: 07h às 13h