O estado de Sergipe, que integra o Semiárido brasileiro, concentra mais de dois milhões e duzentos mil habitantes. Para promover o desenvolvimento regional desse importante estado do Nordeste do País, caracterizado pela produção de agricultura, pecuária e pela extração de petróleo e de gás natural, o Ministério da Integração desenvolveu para Sergipe um Plano de Desenvolvimento (PDR), que será apresentado no próximo dia 7 de junho, em Aracaju. O evento contará com a participação do governador do estado, Jackson Barreto, e do secretário de Desenvolvimento Regional do MI, Marlon Cambraia, área responsável pela implantação da iniciativa.
O PDR Sergipe é um instrumento de alinhamento entre a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e a Política Estadual e tem como objetivo apontar as diretrizes estratégicas e definir metas capazes de gerar o desenvolvimento de médio e longo prazos (cinco e dez anos) de Sergipe, em especial dos espaços menos desenvolvidos.
Para o secretário de Desenvolvimento Regional, Marlon Cambraia, o desafio nos próximos anos é articular os esforços da iniciativa privada e da administração pública para o desenvolvimento de atividades que buscam a melhoria das condições de vida dos cidadão sergipanos.
O Plano visa consolidar ainda em Sergipe, a exemplo da cadeia do petróleo e gás, outros arranjos produtivos locais (APLs), tais como a geração de energia, o turismo, a piscicultura e a cadeia leiteira.
Financiamento
O PDR-Sergipe é financiado pelo Ministério da Integração, responsável pela PNDR, e desenvolvido em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), instituição vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA). Conta ainda com o apoio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Em Sergipe, a elaboração do Plano é coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec). A Execução do projeto é feita pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).
SERVIÇO
Apresentação do Plano de Desenvolvimento Regional de Sergipe (PDR Sergipe)
Dia 7 de junho
Às 10h30 horas
Na sala de reuniões do Palácio dos Despachos do governo de Sergipe (Av. Adélia Franco, 3305, Grageru, Aracaju –SE)
Fonte: Ministério da Integração