Observatório: Cartas de Imagem dos 75 municípios estão disponíveis na internet

9 de dezembro de 2019 - 17:36

No início do ano, 62 imagens foram disponibilizadas. Agora, com mais 13, todos os municípios são cobertos por esse projeto

p193qrtudo6041qiiq0h176v1fja8Com o objetivo de apresentar mais um produto que contribua para o conhecimento do território e para o gerenciamento de políticas públicas no Estado, oObservatório de Sergipe, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), disponibiliza a partir desta semana, 13 novas cartas imagem do território sergipano.

As cartas imagem são mapas dos perímetros urbanos das sedes dos municípios litorâneos de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Brejo Grande, Pacatuba, Pirambu, Santo Amaro das Brotas, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda, Estância, Santa Luzia do Itanhy e Indiaroba. As imagens foram geradas a partir da Base Cartográfica Digital de Sergipe, e representam uma série de informações das respectivas sedes: principais edificações, logradouros, parques e praças, dentre outras.

A Base Cartográfica que deu origem às cartas imagem é um acervo cadastral das sedes municipais do estado, com fotografias aéreas de vôos realizados em 2004. Alguns dos dados da Base Cartográfica de Sergipe estão disponíveis no site do Observatório e podem ser baixadas por qualquer um, dando assim, acesso a todos que tiverem interesse em conhecer ou pesquisar sobre qualquer município do Estado. A Base completa está disponível na Superintendência de Estudos e Pesquisas (SUPES) da Seplag.

“Mais uma vez atendemos a demanda da sociedade e trabalhamos na divulgação de materiais que são importantes para os municípios, e principalmente para estudantes que buscam informações sobre nosso estado”, informa Márcio Réis, diretor de Geografia e Cartografia da Seplag.

Segundo a assessora técnica da Superintendência de Estudos e Pesquisas da Seplag, Simone Sardeiro, a iniciativa é uma estratégia de disseminar informação, contribuindo também para a alfabetização cartográfica da sociedade, que envolve experiências de ensino e aprendizagem em representação do espaço.

“Queremos ainda incentivar o uso da geoinformação entre os gestores públicos e comunidade científica. A geoinformação éuma tecnologia interdisciplinar,que tem na análise espacial um lugar comum para as diferentes disciplinas do conhecimento. Serve para fundamentar estudos e pesquisas nas mais variadas área de interesse. Facilitando o acesso e sua utilização tanto pelo gestor publico e pesquisador como pela sociedade geral”, completa.

Para conhecer os mapas deve-se acessar o site doObservatório de Sergipe, na seção “Geografia e Cartografia de Sergipe”> “Bases Cartográficas” e, em seguida, buscar o item “Cartas Imagem”.