Observatório de Sergipe apresenta cartas imagem das sedes municipais

9 de dezembro de 2019 - 17:38

O Governo de Sergipe, por meio do Observatório de Sergipe da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), apresenta série Carta Imagem dos Municípios Sergipanos, envolvendo 62 sedes municipais sergipanas. Estas cartas são resultantes do trabalho realizado a partir dos dados da Base Cartográfica de Sergipe 2010, com o objetivo de apresentar mais um produto que contribua para o conhecimento do território e para o gerenciamento de políticas públicas.

A Carta Imagem apresenta uma série de informações geográficas e tem o importante papel na identificação, mapeamento e entendimento dos processos que atuam sobre o espaço geográfico, servindo como suporte ao ordenamento do território em escala municipal. Para a elaboração deste trabalho, foram utilizados dados provenientes do mapeamento aerofotogramétrico de Sergipe, como logradouro (ruas, estradas), edificação (prédios públicos e de importância para as comunidades locais, e outros). Também foram levadas em consideração informações sobre área urbana como localização de praças, estádios, dentre outros equipamentos públicos.

“A relevância do nível de detalhamento desse produto cartográfico gerado pelo Observatório de Sergipe ocorre na medida em que possibilita a visualização da distribuição dos objetos no terreno, e de características específicas de todas as sedes municipais mapeadas, além de permitir o acompanhamento espaço-temporal do crescimento urbano em cada localidade representada”, explica Marcel Resende, superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag.

A Base Cartográfica de Sergipe que deu origem às cartas imagem é uma base cadastral das sedes municipais do estado, com fotografias aéreas na escala 1:2000 de vôos realizados entre 2009 e 2010. Alguns dos dados da Base Cartográfica de Sergipe estão disponíveis no site do Observatório de Sergipe. A Base completa está disponível na Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes) da Seplag. Márcio Reis, diretor de Geografia e Cartografia, da Supes/Seplag, ressalta que estão disponíveis para download Cartas Imagem de 62 sedes municipais que foram mapeadas em 2010, pois as demais 13 sedes municipais foram mapeadas em 2004. “Desde 2008 esse material mais antigo já vem sendo disponibilizado ao público pelo Observatório de Sergipe via publicação intitulada Veja Sergipe”, ressalta.

Para fazer o download das 62 cartas imagem, basta entrar em “Geografia e Cartografia de Sergipe”, do Observatório de Sergipe, subseção “Bases Cartográficas” e, em seguida, buscar o item “Cartas Imagem”.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 26/11/2021 21:54:38pm
Horário de Atendimento: 07h às 13h