Observatório de Sergipe participa de Congresso de Estatística no Rio de Janeiro

2 de dezembro de 2019 - 20:16

Evento reuniu centenas de pessoas de diversos países

Congresso de EstatísticaO Observatório de Sergipe, instituição ligada à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) esteve presente na última semana no 60º Congresso Mundial de Estatística, no Rio de Janeiro. O evento é o maior congresso da área e reuniu membros da comunidade estatística para apresentar, discutir, promover e divulgar pesquisas e melhores práticas em todos os campos de Estatística e suas aplicações na capital carioca.

O Congresso foi promovido pelo International Statistical Institute (ISI), com apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES), Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP) e outras instituições científicas do país.

Sergipe foi representado pelo diretor de Estatística da Superintendência de Estudos e Pesquisa (SUPES/SEPLAG), Thomas Barboza, e pela técnica administrativa, Gabrielle Monteiro, que participaram de várias palestras direcionadas a aplicação da estatística em políticas públicas, metodologias de pesquisas aplicadas em outros países e cálculo de indicadores sociais.

“Todo o intercâmbio de informações que existiu no evento foi muito importante para a contextualização do uso dos métodos estatístico pelo mundo. Lá, foi possível ver quais técnicas estão sendo utilizadas para o estudo mais eficiente da pobreza, violência, desigualdade racial, entre outros. Sendo assim, com todo esse aprendizado a SUPES buscará auxiliar na elaboração de políticas públicas cada vez mais eficientes para Sergipe”, destacou Thomas Barboza.   

Sobre o ISI

Fundado em 1885, o International Statistical Institute (ISI) está entre as mais antigas sociedades científicas do mundo e conta com mais de 4.000 membros individuais de mais de 130 países, e centenas de membros da organização. Sua missão é promover a compreensão, desenvolvimento e boas práticas de estatísticas em todo o mundo.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 05/12/2021 12:08:03pm
Horário de Atendimento: 07h às 13h