Observatório lança novo site e publicações

9 de dezembro de 2019 - 16:48

Lançamento acontecerá para imprensa e entidades parceiras

Na próxima quinta-feira, 17, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), através da Superintendência de Estudos e Pesquisas (SUPES), apresenta a nova estrutura de trabalho do Observatório de Sergipe. O novo site, com novo layout, apresenta os dados econômicos, sociais e geográficos de uma maneira bem mais prática e acessível.

Mais dinâmico, o site permite ao usuário fazer downloads de tabelas, publicações, mapas e informações geoespaciais. Nele estão todos os trabalhos, estudos e análises, realizados pela SUPES ao longo de 2016 e dos últimos anos.  “Outra novidade é a modernização da apresentação e da linguagem dos estudos, que adotam textos claros e objetivos, explorando mais os gráficos e a iconografia. Esses recursos que ficam claros no Radar do Emprego e no Radar do Comércio Exterior, por exemplo”, explica  coordenador do Observatório, Ciro Brasil.

Na oportunidade, serão apresentadas as funcionalidades do site e lançados novos produtos que estarão disponíveis para download: o Perfil da Agricultura e o da Pecuária Sergipana; Nota Técnica sobre a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) em Sergipe; e Sergipe em Números, edição 2016. Saiba mais sobre as publicações:

Perfil da Agricultura e da Pecuária Sergipana

O perfil da agricultura e pecuária sergipana são estudos baseados nos dados da Produção Agrícola Municipal (PAM) e da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM 2015), lançados em setembro de 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para todo o Brasil. A SUPES fez um recorte da produção dos municípios sergipanos visando reconhecer o perfil e a disposição territorial da atividade agropecuária em Sergipe e comparar o desempenho da atividade com os demais estados do Nordeste e do Brasil.

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE

Explorando a recém-lançada Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) do IBGE , a SUPES apresentará a primeira de uma série de Notas Técnicas que visa explorar o universo e os hábitos do estudante sergipano. O primeiro volume diz respeito às características das escolas, como infraestrutura física, saneamento, equipamentos e a qualidade da alimentação oferecida. Posteriormente serão lançadas notas com outros temas, como consumo de álcool e outras drogas, vida sexual e saúde mental.

Sergipe em Números – 2016

O Sergipe em Números, edição 2016, tem o objetivo de ampliar o acesso aos indicadores mais recentes possíveis sobre o estado, constituindo-se em mais uma fonte de pesquisa para a sociedade, a academia, pesquisadores e outros. De forma concisa, apresenta o cenário atual do Sergipe, abordando indicadores político-administrativos, sociais e econômicos.

Atualizado em: 29/11/2021 01:40:24am