Observatório lança site e apresenta novos dados socioeconômicos do Estado

9 de dezembro de 2019 - 16:47

Evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17, no auditório da Seplag

Tornar o site do Observatório de Sergipe a base de dados referência no Estado para estudos e pesquisas, seja no âmbito social, financeiro ou político-administrativo. Este é o objetivo da equipe de Superintendência de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Supes/Seplag), com o lançamento do seu novo site e novo formato de trabalhado, apresentado na manhã desta quinta-feira, 17, no auditório da Seplag.

O evento reuniu autoridades do Estado e parceiros do Observatório que foram conhecer as novas perspectivas da equipe e os três novos produtos apresentados na ocasião. “Nosso objetivo é reunir em um só lugar diversos dados sobre Sergipe em um só lugar, para facilitar a vida do cidadão que precisa pesquisar sobre quaisquer dado sobre nosso Estado”, informa o superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag, Ciro Brasil.

Ciro reforçou ainda a necessidade de o Governo disponibilizar de forma acessível o conteúdo que é pesquisado pela equipe nos canais de informação digital. “A Seplag quer ficar antenada a esse mundo digital. Hoje as pessoas precisam fazer pesquisas e download com rapidez, por isso buscamos disponibilizar esses estudos de forma prática no nosso site”, completou.

O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama, esteve presente na solenidade e informou na ocasião que o trabalho da equipe do Observatório é de grande valia para a pasta e para a sociedade sergipana. “Com esse novo site, avançamos no sentido de divulgar o trabalho de pesquisa dessa equipe tão comprometida e empenhada, que se dedica diariamente a trazer informações para nossa sociedade”, frisou.

Novos dados sobre agricultura, pecuária e comportamento do escolar

Entre os produtos apresentados estão o Perfil da Agricultura e da Pecuária Sergipana, que retrata de forma didática esses dados, baseados nas informações da Produção Agrícola Municipal (PAM) e da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM 2015), lançados em setembro de 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para todo o Brasil. A SUPES fez um recorte da produção dos municípios sergipanos visando reconhecer o perfil e a disposição territorial da atividade agropecuária em Sergipe e comparar o desempenho da atividade com os demais estados do Nordeste e do Brasil.

Ciro Brasil apresentou ainda dados sobre a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – (PeNSE), que explora a recém-lançada Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) do IBGE. Nela, a Supes fez uma demonstração da primeira de uma série de Notas Técnicas que visam explorar o universo e os hábitos do estudante sergipano. O primeiro volume diz respeito às características das escolas, como infraestrutura física, saneamento, equipamentos e a qualidade da alimentação oferecida. “Posteriormente serão lançadas notas com outros temas, como consumo de álcool e outras drogas, vida sexual e saúde mental desses estudantes”, reforçou Brasil.

Por fim foi apresentada ainda a publicação Sergipe em Números 2016, um conteúdo que tem o objetivo de ampliar o acesso aos indicadores mais recentes sobre o estado, constituindo-se em mais uma fonte de pesquisa para a sociedade, a academia, pesquisadores e outros. De forma concisa, apresenta o cenário atual do Sergipe, abordando indicadores político-administrativos, sociais e econômicos.

Nela, os interessados tem acesso a dados populacionais, educacionais, de saúde, trabalho e renda, entre muitos outros. “A publicação é um mini guia de bolso, que pode ser impresso e carregado sempre com os pesquisadores, e que permite à Supes divulgar dados que venham a subsidiar a formulação de estratégias de desenvolvimento e de políticas públicas”, finalizou Ciro Brasil. As novas publicações já estão disponíveis no site. Para acessá-las, clique aqui.

Presenças

Prestigiaram o evento, o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Eliziário Sobral, o presidente da Emdagro, Jeferson Feitosa, o técnico representante do IBGE de Sergipe Nelson Dias, além de representantes da Cohidro e Banco do Brasil.

Atualizado em: 05/12/2021 11:53:57am