Observatório Sergipe participa de publicação do IPEA

9 de dezembro de 2019 - 16:21

Técnicos do Observatório Sergipe, vinculado a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), participaram como um dos autores do Livro Territórios em Números: Insumos para as políticas públicas a partir da análise do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) de municípios e unidades das federações brasileiras, que acabou de ser lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.
De acordo com o Superintendente de Estudos e Pesquisas do Observatório de Sergipe, Ciro Brasil, os técnicos do Observatório Sergipe fizeram a análise do capitulo 3 do Livro Território em Números, que retrata  a vulnerabilidade social do estado de Sergipe, explorando os indicadores que compõem o IVS.
Revela Ciro que foi tomado como referência os resultados dos Censos Demográficos decenais do IBGE para os anos de 2000 e 2010, que resultou no Atlas da Vulnerabilidade Social (AVS), produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Explica que o atlas é uma plataforma digital de acesso a indicadores relacionados à vulnerabilidade e exclusão sociais, permitindo a consulta ao IVS para distintos recortes territoriais brasileiros: 5.565 municípios, 27 Unidades da Federação, 20 Regiões Metropolitanas, suas respectivas Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) e para o agregado do país.
Enfatiza que a partir da construção coletiva dos índices supracitados surgiu o propósito de articular os dados apresentados, tanto pelo IDHM quanto pelo IVS, em torno de um esforço analítico capaz de oferecer subsídios para a compreensão da realidade socioeconômica do Brasil em suas diversas escalas territoriais.
“O IPEA solicitou a instituições e pesquisadores o envio de trabalhos que contemplassem tal proposta. Foram produzidos dois volumes que apresentam estudos temáticos e/ou regionais elaborados a partir da utilização dos indicadores disponíveis nas plataformas do Atlas do Desenvolvimento Humano e do Atlas da Vulnerabilidade Social”, explicou Ciro Brasil.
Links
Livro 1 – O livro 1 – Territórios em números: insumos para políticas públicas a partir da análise do IDHM e do IVS de municípios e Unidades da Federação brasileira https://goo.gl/DkazPJ
Capítulo 3- Vulnerabilidade Social do estado de Sergipe https://goo.gl/oFAasC
Observatório Sergipe participa de publicação do IPEA