Oficina debate Plano de Desenvolvimento Regional de Sergipe

9 de dezembro de 2019 - 16:43

Nesta etapa, participantes discutiram o diagnóstico e construção de cenários para o desenvolvimento do estado

 

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão de Sergipe (Seplag), em parceria com o Ministério da Integração (MI), realizou na manhã desta quarta-feira, 18, uma oficina aberta ao público com o objetivo de edificar o Plano de Desenvolvimento Regional de Sergipe (PDR), através da discussão do diagnóstico e construção de cenários para o desenvolvimento do estado. O evento aconteceu no auditório do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).

Durante o discurso de abertura, o secretário de Planejamento, João Augusto Gama, ressaltou a importância de um planejamento eficiente para o desenvolvimento regional do estado, principalmente nesse momento de crise financeira. “Precisamos criar estratégias e instrumentos para enfrentar essa realidade de dificuldades financeiras”, destacou.

O plano é um instrumento para o alinhamento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional no Estado, que tem o objetivo de apontar as diretrizes estratégicas capazes de promover o desenvolvimento, a longo prazo, do estado, em especial dos espaços menos desenvolvidos.

Na ocasião foram apresentados e discutidos dados socioeconômicos do estado, bem como os resultados das entrevistas realizadas com atores chaves no desenvolvimento de Sergipe e da pesquisa on-line aberta à sociedade, na perspectiva de se construir diferentes cenários para o estado. ““Hoje discutimos quais são as vocações econômicas do estado, as principais desigualdades e como Sergipe deve pensar o seu crescimento. A participação de todos os agentes da sociedade civil, da iniciativa privada e da academia, é fundamental nesse processo; O PDR vai conter diretrizes e metas para o desenvolvimento de Sergipe em um universo de 10 anos”, destacou Ciro Brasil, que é superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag e responsável pelo encaminhamento do plano em Sergipe.

Para Luiz Paulo de Oliveira Silva, representante do Ministério da Integração Nacional e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, o processo de planejamento é um trabalho continuo. “Nesta etapa nossa preocupação é identificar o que o estado já tem de planejamento, quais as contribuições que o Governo Federal pode trazer e principalmente identificar os setores mais importantes da iniciativa privada para Sergipe”, completou.

O participante Rodrigo Rocha, representante da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), elogiou a iniciativa. “Essa discussão é essencial, pois a contribuição de todas as instituições que aqui estão pode facilitar o aparecimento de muitos resultados positivos para o nosso estado”, finalizou.

Execução do projeto e próximas etapas

Em Sergipe, a elaboração do Plano é coordenada pela Seplag, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec). A Execução do mesmo é feita pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

Em um segundo momento, acontecerão oficinas de pactuação de diretrizes e metas nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Lagarto e Aracaju. E a ideia é que, até o mês de abril, o Plano seja apresentado à sociedade sergipana.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 29/11/2021 00:51:20am
Horário de Atendimento: 07h às 13h