Oficinas discutirão o Plano de Desenvolvimento Regional de Sergipe pelo interior

9 de dezembro de 2019 - 16:41

Audiências acontecerão em Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Lagarto e Aracaju

(Foto: Jorge Henrique/ASN)

A partir da próxima sexta-feira, dia 10, começa a segunda rodada de discussões do Plano de Desenvolvimento Regional de Sergipe – PDR Sergipe. O plano é um instrumento para o alinhamento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional no Estado, destacando as diretrizes estratégicas capazes de promover o desenvolvimento, a médio e longo prazo (cinco e dez anos), em especial dos espaços menos desenvolvidos.

Em Sergipe, a elaboração do Plano é coordenada pela Seplag, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec). A Execução do mesmo é feita pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e patrocinada pelo Ministério da Integração Nacional.

A segunda rodada de discussões ocorrerá em oficinas cujo propósito é o estabelecimento de diretrizes, metas e indicadores e começam por Aracaju, no dia 10, a partir das 8h, no auditório da Codise. Poderão participar representantes de todos os territórios sergipanos que tiverem interesse em contribuir com o Plano. No dia 13, também às 8h, é a vez da cidade de Itabaiana abrigar a oficina e os representantes dos municípios do Agreste Central Sergipano. A oficina acontecerá no auditório da UFS do município.

Seguindo o cronograma, no dia 14, o Colégio Estadual Abelardo Romero Dantas, em Lagarto, será o palco da discussão. Por fim, Nossa Senhora da Glória receberá a caravana, que fará a oficina na Escola Padre León de Gregório, ambas também a partir das 8h.

Neste período as oficinas terão como foco a pactuação das diretrizes, metas e indicadores para a construção do Plano, “por isso se faz tão importante a presença da população nessas oficinas, para que, as pessoas da comunidade, que sentem na pele suas necessidades, possam contribuir para a formatação desse plano para Sergipe”, informa o superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag e coordenador do PDR em Sergipe, Ciro Brasil.

Ciro ressalta ainda a importância da participação social nessas discussões de construção do Plano. “Estão convidados todos os setores produtivos, as organizações sociais (movimentos sociais e ONGs), as entidades profissionais, sindicais, acadêmicas e de pesquisa”, completa.

Etapa posterior

Após essa etapa acontecerá no dia 10 de março, outra oficina para apresentação dos resultados das discussões realizadas ao longo do mês de fevereiro, pactuar e deliberar a proposta do PDR. Neste encontro poderão participar representantes de todos os segmentos dos Territórios Sergipanos. A apresentação do Plano de Desenvolvimento Regional de Sergipe finalizado está prevista para ocorrer em abril.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 29/11/2021 06:41:06am
Horário de Atendimento: 07h às 13h