População de Simão Dias recebe o serviços do Ceac Itinerante

9 de dezembro de 2019 - 17:14

A população de Simão Dias, município a 115 km de Aracaju, contou esta semana com dezenas de serviços do Centro de Atendimento ao Cidadão  – Ceac Itinerante – , disponibilizado ao cidadão pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). O governador em exercício, Belivaldo Chagas, esteve na manhã desta sexta-feira, 11, conferindo in loco no Colégio Estadual Dr. Milton Dortas o atendimento ao público, que deve ultrapassar as três mil pessoas nesses três dias de serviço.

Devido à grande procura que surpreendeu a equipe organizadora, o governador anunciou a prorrogação dos atendimentos até a próxima segunda-feira, dia 14. “Vamos assumir também o compromisso com a população de Simão Dias para que até o final do mês de outubro, o Ceac retorne para passar mais três dias atendendo a quem precisa”, informou Chagas, que estava acompanhado do ex-prefeito do município, José Valadares, e do secretário de Estado de Comunicação, Sales Neto.

“Nós anunciamos que o Ceac estaria na cidade prestando o serviço à população, facilitando a vida das pessoas porque a gente entende a dificuldade que é de repente ter que se deslocar daqui para Aracaju ou Lagarto para poder tirar um documento, uma identidade. Trouxemos essa prestação de serviço para Simão Dias para que as pessoas possam ter esses serviços aqui na cidade. Confesso que a gente não esperava a demanda que houve. Uma verdadeira multidão nos três dias. Então,decidimos  prorrogar esse serviço por mais um dia. Teremos todo o dia de segunda-feira com os serviços tendo continuidade”, completou o governador.

O aposentado Juarez Marcos Costa, 69 anos, foi renovar sua carteira do passe livre do idoso e elogiou a iniciativa. “Serviço maravilhoso, de quem tem um bom governo que leva a engrandecer os cidadãos. Gostei do serviço, o pessoal muito atencioso, vale à pena”, disse com o documento em mãos.

A jovem Simone Oliveira, 27 anos, aproveitou para tirar a segunda via da carteira de identidade, pois a sua já estava vencida. Esse é o serviço mais requisitado. “Gostei de ter essa oportunidade, a cidade não tem um local para fazer isso, tem que ir para Aracaju ou Lagarto para fazer o RG”, relatou.

O diretor geral do Ceac, José Passos, explicou que a cada nova semana, o Ceac Itinerante estará em um município diferente e, a depender da demanda, o serviço é ampliado. O Projeto Itinerante tem por objetivo consolidar a atuação dos Centros de Atendimento ao Cidadão como ferramenta promotora da cidadania e promover serviços de qualidade para os cidadãos. Ainda este mês, Neópolis e Salgado também irão receber o programa.

“É uma ação permanente do Governo do Estado, levando cidadania aos cidadãos mais carentes do interior. Nós estamos com 17 órgãos parceiros, são mais de 85 serviços direto à população e totalmente gratuitos. A nossa maior demanda aqui é a identidade, que a população tem nos procurado muito. Eu fico muito satisfeito com isso, mas a demanda está muito grande, em média estão sendo mil pessoas por dia”, revelou.

Ceac Itinerante

Implantando em junho de 2009, o Ceac Itinerante é uma ferramenta de contato com a sociedade, no qual o Governo disponibiliza serviços de 12 órgãos, como Banese, Detran, Energisa, Seidh, Seplag, Seed, Seinfra, SSP, NAT, INSS, Ipesaúde, Receita Federal.

Entre os serviços oferecidos estão: emissão de carteira de identidade (primeira e segunda via); certidão de nascimento, inscrição do trabalhador rural, contagem de tempo de serviço, marcação de autorização de consultas e exames entre outros. Ao todo são 74 diferentes serviços.

Além do Ceac Itinerante, existem três unidades do Ceac em Aracaju: Rodoviária, Rua do Turista e Riomar). Em 2015, já foram realizados 1.044.807 atendimentos.

O Ceac Itinerante já passou este ano pelos municípios de Nossa Senhora de Lourdes, Feira Nova, Poço verde, Nossa Senhora Aparecida, Santo Amaro, General Maynard, Carira, Cristinápolis, Umbaúba, São Francisco, Pirambu, Boquim, Itabaiana, Tomar do Geru.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 05/12/2021 12:42:08pm
Horário de Atendimento: 07h às 13h