“Preparação para Aposentadoria” foi discutida em minicurso promovido pela Seplag

9 de dezembro de 2019 - 16:32

Na manhã desta quarta-feira, 31, servidores públicos do estado assistiram a um minicurso sobre Preparação para Aposentadoria (PPA), promovido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), através da Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe (Esapgese). O evento, realizado das 8h às 12h30, ocorreu no auditório da Seplag.

Na primeira etapa do minicurso foi feita a apresentação de uma proposta de preparação para aposentadoria (PPA), pelos Master Coach´s Erenita Mendonça e Edmar Rocha, do Instituto Nacional de Treinamento Comportamental (INTC). Eles destacaram o que é o programa, objetivos, como funciona e os benefícios.

Segundo Edmar Rocha, é importante os servidores públicos se preparem para a aposentadoria. “São vários os impactos: sociais, econômicos, emocionais e de saúde. Para a maioria das pessoas a aposentadoria é um fantasma. É mais problema que solução. Tem de se preparar para essa nova realidade, que afeta até o relacionamento familiar”, afirmou, enfatizando que estatísticas mostram ser grande o número de doenças crônicas, problemas psicossociais e até suicídio de aposentados.

De acordo com Edmar, para evitar problemas futuro, o servidor já deve se preparar para a sua aposentadoria, pensar outros meios para preencher o espaço que não terá mais como o convívio do seu ambiente de trabalho. Ressalta a importância de já começar a pensar em uma ocupação quando estiver aposentado.

Na segunda etapa do minicurso teve a apresentação do Sistema de Gestão Previdenciária (SisPrev), pelo especialista Rafael Siqueira de Almeida, consultor técnico da Agenda Assessoria. Ele abordou as funcionalidades do sistema, visando fortalecer as habilidades requeridas nessa ferramenta gerencial.

Rafael destacou que o SisPrev, implantado em 2009, é referência nacional na gestão previdenciária. “Técnicos de Cuiabá e Santa Catarina vieram conhecer o sistema, ver sua implantação”, afirmou, enfatizando que o SisPrev proporciona agilidade no processo de aposentadoria, por possibilitar que no prazo máximo de 20 dias o servidor já tenha informações dos seus dados pessoais como remuneração, número de dependentes e averbação.

Para o diretor da Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe (Esapgese), André Figueiredo, o minicurso sobre a aposentadoria foi válido por levar o servidor a uma reflexão sobre um momento da vidada funcional, que é a aposentadoria. Revela que o minicurso foi realizado em parceria com o SergipePrevidência, unidade gestora única do regime próprio da previdência social do Estado de Sergipe.

O secretário da Seplag, Rosman Pereira, destaca a importância da Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe continuar executando a sua missão de fortalecer a gestão pública, por meio de cursos de formação e treinamento para os servidores estaduais.

Participaram do minicurso cerca de 55 servidores públicos vinculados ao Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e vários órgãos do Poder Executivo do Estado.

Novo minicurso

No próximo dia 12 de junho a Seplag, através da Esapgese, estará promovendo um novo minicurso para os servidores do estado. Será sobre “Orçamento Público”.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 29/11/2021 05:43:39am
Horário de Atendimento: 07h às 13h