Primeira etapa do concurso da Administração ocorre de forma tranqüila

9 de dezembro de 2019 - 18:02

A primeira etapa do concurso promovido pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), que aconteceu neste domingo, 30 de setembro, transcorreu normalmente. A avaliação é de Silvio Lutz, coordenador da Fundação Euclides da Cunha, responsável pela realização e operacionalização do certame. Lutz ressaltou que, de um universo de quase 95 mil pessoas que se submeteram aos exames, pouquíssimas ocorrências foram registradas.
“Tivemos pouco mais de 10 casos, mas todos gerados por desatenção dos candidatos. Foram episódios como o esquecimento de documento e atraso na chegada. Essas informações foram bastante divulgadas na imprensa local nos dias que antecederam o concurso. Em alguns casos, as pessoas não se preocuparam em descobrir com antecedência o local da prova, o que acarretou transtorno e impedimento na realização do exame”, disse Lutz.
Os malotes com as provas chegaram no sábado a Sergipe e foram conferidos um a um pela comissão da Sead. “Todos os malotes chegaram devidamente lacrados e só foram abertos no momento da prova, na presença do candidato”, afirmou Maria do Carmo, coordenadora do concurso.
Todo o material foi acompanhado pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoq). “Devemos destacar e agradecer o trabalho realizado pelo Batalhão de Choque, que deu todo o apoio para a realização do concurso, desde a escolta no transporte dos malotes contendo as provas, tanto em Aracaju como no interior do Estado, até o patrulhamento nas imediações dos colégios”, ressaltou Jorge Alberto, secretário da Administração.
Jorge Alberto visitou alguns locais de provas para verificar o andamento da realização do concurso. “Fiquei satisfeito em ver que tudo correu dentro da normalidade, sem maiores transtornos. Além disso, constatamos que os inscritos compareceram em massa à prova”, disse o secretário, ressaltando que os candidatos contaram também com o amparo das equipes do Samu, presentes nos maiores locais de provas.

Segunda etapa
A expectativa agora é que as provas marcadas para o próximo domingo, 7 de outubro, ocorram com mais tranqüilidade. O número de pessoas é substancialmente menor do que o de domingo último. Do total de aproximadamente 102 mil inscritos, 96% dos candidatos já fizeram provas.
Se houver recursos, os mesmos serão encaminhados à Procuradoria Jurídica da Fundação Euclides da Cunha, para que a mesma analise cada caso. No momento oportuno, a Fundação divulgará o que deverá ser feito. Todas as decisões serão amparadas pela legislação vigente que rege os concursos públicos.
A FEC divulgará a partir desta terça-feira, 2, os gabaritos das provas realizadas neste domingo. Além dos meios de comunicação, os mesmos podem ser encontrados no posto de atendimento localizado na Praça Fausto Cardoso e no sítio da Fundação na internet, no endereço www.concursofec.uff.br.