Rede Ceac bate recorde de produtividade no atendimento ao cidadão em 2016

9 de dezembro de 2019 - 16:38

Crescimento foi de 18% se comparado ao ano anterior

O ano de 2016 para a Rede dos Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceac’s) foi marcado pelo aumento em 18% da produtividade no comparativo com o ano de 2015, nas quatro unidades da Rede – Riomar, Rodoviária Nova, Rua do Turista e Ceac Itinerante. Apesar de ter fechado o ano com o quantitativo total de atendimentos menor que o ano anterior, 1.577.465 e 1.517.559, respectivamente, para os anos de 2015 e 2016.

Esse percentual de aumento de produtividade foi obtido em comparação ao número de atendimentos versus o número de colaboradores, que tem sido reduzido ano a ano em toda a Rede. Ao longo do ano, foram 49 colaboradores a menos, o que representa uma redução do quadro de funcionários em mais de 15% no ano de 2016, comparado com o ano anterior.

“Tivemos um número muito grande de colaboradores, que, mesmo sendo servidores estaduais, buscaram outros concursos públicos e obtiveram aprovação, pedindo assim desligamento das atividades no Governo do Estado. Como a maioria do pessoal que atua nos Ceac’s são servidores, tivemos esse decréscimo no número de pessoas nas unidades”, explica o Secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama. A pasta é responsável pela coordenação dos Ceac’s.

É importante lembrar ainda que houve acréscimo nos atendimentos nas unidades do Ceac Itinerante, Ceac Rodoviária e Riomar, se comparado os períodos de 2015 e 2016. “Procuramos trabalhar ao longo de 2016, de forma otimizada, para que o cidadão não tivesse prejuízos nos atendimentos oferecidos”, informa o diretor Geral dos Ceac’s, Rodrigo Farias.

 Implantação da Agenda Direta

Outro ponto muito positivo que a Rede Ceac conquistou em 2016 foi o desenvolvimento e implantação de um sistema próprio de agendamento, chamado Agenda Direta. Desde o mês de outubro os atendimentos nos guichês da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) na rede Ceac passaram a ser realizados mediante agendamento. Incialmente, a agenda estava sendo disponibilizada por telefone, através do número 0800-0796100 ou presencialmente, porém, a equipe de desenvolvimento da Superintendência de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão da Seplag (SUMOG/SEPLAG), ativou também o processo on-line.

O serviço está sendo realizado por uma ferramenta onde, através dela, os usuários dos Ceac’s podem agendar dia e horário para atendimento e comparecimento ao local com apenas 15 minutos de antecedência, ou no horário agendado, limitado o seu atendimento até 15 minutos após a sua hora inicial marcada, sem necessidade de esperar em filas. Vale lembrar, que mesmo com os serviços sendo realizados por meio de agendamento, foi mantido um percentual de 20% das senhas, para a procura espontânea, de quem não fez o agendamento e mesmo assim precisa resolver alguma pendência nas centrais de atendimento.

“Anteriormente tínhamos um serviço de agendamento que estava defasado e não atendia as nossas necessidades, por isso, buscamos desenvolver essa ferramenta, que está suprindo todas as demandas de agendamento dentro do Governo. Por isso, reforçamos que estamos iniciando o agendamento nos serviços da SSP, mas em breve os demais serviços serão contemplados pelo agendamento gradativamente”, informa Luiz Antônio Uchôa, Superintendente de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão da Seplag.

Para fazer o agendamento, o cidadão deve acessar o site da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), www.sead.se.gov.br, e, clicar no banner do Ceac, que será direcionado ao portal do agendamento “Agenda Direta”. Para prosseguir com o agendamento, o usuário deve fazer um cadastro com nome completo, telefone, e-mail e CPF da pessoa que deseja ser atendida.

De acordo com Rodrigo Farias, diretor geral do Ceac, a ferramenta on-line é mais um meio do cidadão ter fácil acesso aos serviços. “Identificamos a necessidade de criar esse serviço para proporcionar ao cidadão mais uma opção de ter seu agendamento garantido, sem precisar se deslocar ao Ceac ou fazer ligação. É mais uma comodidade que garante agilidade e rapidez nos nossos serviços”, confirma Rodrigo.


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