De acordo com o levantamento realizado pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), vinculado à Secretaria de Estado da Administração (Sead), as cinco unidades da rede Ceac registraram no mês de fevereiro 63.405 atendimentos ao cidadão.
Dos serviços ofertados no último mês, 33% dos atendimentos foram realizados no Ceac da Rua do Turista. A unidade registrou 21.054. Um total de 34% ocorreu no Riomar Shopping, que registrou 21.516. As demais unidades – Rodoviária Nova, Aracaju Parque Shopping e Shopping Peixoto em Itabaiana – somaram 33% com 12.300, 6.971 e 1.564 atendimentos respectivamente.
A diretora geral da rede Ceac, Ana Paula Menezes, reforça que para evitar o risco de contágio da Covid-19, as unidades trabalham com capacidade reduzida e seguindo os protocolos sanitários. “Os atendimentos nas unidades são realizados somente por agendamento, através do portal www.agendafacil.se.gov.
Para os interessados nos serviços da SSP, as senhas são liberadas todas as sextas-feiras, 8h, para que o cidadão possa acessar os canais de agendamentos e verificar quais os dias e horários que estão disponíveis para solicitar o seu atendimento. Já o agendamento para os demais serviços ofertados nas unidades do Ceac, a disponibilidade de vagas podem ser conferidas no portal do agenda fácil.
Ainda de acordo com o levantamento, até o momento foram realizados entre os meses de janeiro e fevereiro, 128.129 atendimentos. Sendo 35% realizados no Riomar, 33% na Rua do Turista, 18% na Rodoviária, 12% Aracaju Parque Shopping e 2% no Shopping Peixoto.
Paula alerta que diante do alto índice de desistência e não comparecimento dos cidadãos nos serviços agendados, o sistema está bloqueando automaticamente o cadastro do cidadão. “Uma vez cancelando ou não comparecendo ao serviço previamente agendado, o cidadão só poderá solicitar um novo atendimento após 30 dias”, alerta.
Para Paula é importante que o cidadão só agende um atendimento se realmente for comparecer. Só em fevereiro a taxa de ausência chegou a 2,5%. “Como estamos trabalhando com um número reduzido de vagas é muito importante que o cidadão só agende um atendimento se realmente for necessário”, disse a diretora, enfatizando que cidadão que solicitar o atendimento deverá comparecer sozinho e usando máscara.