Implantação do sistema Agenda Fácil no ano passado diminuiu as filas e distribuiu quantitativo de atendimento entre as três unidades fixas da rede
Iniciativa pioneira e até premiada nacionalmente, a Rede de Centros de Atendimento ao Cidadão (Rede Ceac), gerida pelo Governo de Sergipe, quebrou mais um recorde em 2013 no quesito quantitativo e qualitativo em prestação de serviços importantes para a população. No último ano, foi registrado um total de 1,672 milhão de atendimentos em 228 serviços que são prestados diariamente, através de 25 órgãos parceiros, segundo dados da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Além disso, foram instaladas iniciativas de modernização do atendimento ao público, como o acesso do usuário por hora marcada, o que resultou em diminuição do tempo e qualidade do atendimento.
De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama, através de constantes iniciativas de modernização desta gestão do Governo de Sergipe, este recurso facilitador se fortaleceu ao longo destes sete anos, evoluiu, tomou forma e, agora, é parte integrante do dia a dia de toda a população sergipana. “O grande destaque do ano passado foi o crescimento da participação da unidade localizada na Rua do Turista, que saltou de 358 mil atendimentos em 2012 para mais de 591 mil em 2013. Este resultado é fruto de um trabalho realizado pela equipe de modernização da gestão que, através do sistema de agendamento de horários, distribuiu os atendimentos que antes eram concentrados nas demais unidades fixas”, ressalta o secretário.
Foi justamente devido ao sistema de atendimento por hora marcada, o Agenda Fácil, que foi possível a redistribuição de atendimentos e, assim, houve uma estabilização na quantidade registrada nos Ceacs do Shopping Riomar e da Rodoviária Nova. “Como ampliamos os atendimentos na Rua do Turista, conseguimos desafogar as demais unidades. Na do Riomar, o número de atendimentos reduziu de 669 mil em 2012 para 550 mil em 2013, possibilitando um atendimento mais tranquilo e rápido para quem procurou este Ceac no último ano. Este mesmo fenômeno foi registrado na unidade da Rodoviária Nova, que passou de 697 mil atendimentos em 2012 para 496 mil em 2013”, aponta Deborah Arôxa, superintendente de Modernização da Gestão da Seplag.
Sistema AgendaFácil
Através da Seplag, o Governo de Sergipe implementou o Agenda Fácil na rede Ceac, em agosto de 2013. Desde então não é mais preciso que o cidadão enfrente filas para ser atendido. Basta ligar para o 0800 0796100, agendar um horário disponível e, na data marcada, um funcionário do call center ligará para confirmar a presença. É possível realizar o agendamento também pelo site agendamento.ceac.se.gov.br.
Após passar por um período de teste na Rua do Turista, contando apenas com os serviços da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o sistema foi implementado também nas unidades da Rodoviária Nova e na do Shopping Riomar, com adesão de outros órgãos como Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Deso.
Além do agendamento junto à população da capital, a superintendência de Modernização também age na captatação de agendamentos junto aos cidadãos do interior. Para isso, as Secretarias de Ação Social dos municípios estão recebendo orientação sobre a documentação necessária para cada serviço e sobre a utilização da plataforma de agendamento. O objetivo humanizar a atendimento de quem vem do interior, pois com o agendamento o cidadão já sai do município com data e hora marcada.
Serviços nos Ceacs
Através de 25 órgãos instalados em seus guichês, a Rede Ceac oferece 228 serviços das mais variadas áreas, com 333 profissionais envolvidos em todas as unidades. “Isso possibilita que o cidadão possa resolver diversas pendências, como retirar a carteira de identidade, a de habilitação e parcelar seu IPTU em um só lugar, sem se preocupar ou mesmo gastar com deslocamentos desnecessários”, lembra o diretor geral dos Ceacs, Rosman Santos.
Somente na unidade do Shopping Riomar são oferecidos 156 serviços distribuídos pelo Detran, Sefaz, INSS, NAT, Sedurb, SSP, Procon, Ipesaúde, Banese, Seplag, Correios, serviços de finanças da Prefeitura Municipal de Aracaju, Deso, TER e Receita Federal. Por sua vez, a unidade da Rodoviária Nova conta com 112 serviços, distribuída entre Ponto Banese, Ouvidoria Geral do Estado, Deso, Prefeitura Municipal de Aracaju, Ipesaúde, Detran, SSP, Energisa, Seides, Polícia Civil, INSS, NAT, Correios, TRE, Receita Federal e Seplag. Já na unidade da Rua do Turista estão concentrados 78 serviços realizados pelo Ponto Banese, Deso, Detran, Senac, Receita Federal, Seplag, Setransp, SSP e o call center da Rede Ceac.
Ceac Móvel
Desde 2009, a proposta bem sucedida dos Ceacs foi reunida em um módulo itinerante para promoção da cidadania que se concretizou como Ceac Móvel que procura dar acesso aos serviços públicos às pessoas em seu próprio município. Em 2013, os serviços desta unidade foram estendidos também para a população dos bairros de Aracaju que estão mais distantes das unidades fixas. Ao todo, esta unidade levou cidadania a mais de 33 mil pessoas.
Com mais de 100 serviços oferecidos por meio de 19 órgãos parceiros, é constituída por um ônibus que transporta toda a estrutura moderna e necessária para reproduzir o atendimento de uma sede institucional normal: com antena via satélite, computadores, impressoras, birôs, cadeiras e até tendas climatizadas para espera. Desde sua criação, a estrutura já passou por todos os municípios sergipanos e agora roda bairros da capital.