Rede Siconv em Sergipe segue com cursos de capacitação

9 de dezembro de 2019 - 16:27

Representantes de órgãos estaduais estiveram reunidos nesta quarta-feira, 19, para discutir sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv) em Sergipe. Administrado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), através da Superintendência de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão (SUMOG), o curso é uma continuidade das ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão que visa o cadastramento de proposta para a captação de recursos para o Estado.

Segundo o secretário da Seplag, Rosman Pereira, esse sistema é muito importante para o Governo de Sergipe. Revela que com o SICONV, estão sendo capacitados servidores dos municípios do estado, dos órgãos estaduais e organizações da sociedade civil para que possam está cadastrando propostas e captando recursos para suas cidades e para o Estado.

Ressalta Rosman que uma das diretrizes da Seplag é fortalecer cada vez mais essa rede e, para conseguir este objetivo, existe uma equipe de capacitação chamada de “multiplicadores”. Enfatiza ainda que a meta é ampliar o número de servidores com conhecimentos necessários para o envio de propostas para captação de recursos financeiros oriundos do Governo Federal, através do sistema.

De acordo com o coordenador geral do SICONV, Rodrigo Farias, na capacitação três módulos são realizados (A, B, C). “No módulo A, os participantes aprenderam noções preliminares da rede, elaboração e cadastramento de projetos no sistema. Hoje, que é um dia muito importante, estamos iniciando o módulo B onde capacitaremos a primeira turma em que alguns órgãos estaduais vão elaborar os pré-requisitos do projeto que foi cadastrado no sistema no módulo A, que são o pregão, licitação, entre outros”, destacou Farias, comentando que o módulo C será realizado posteriormente. “Neste caso, será a prestação de contas”.

Levantamento
Um ponto importante levantado por Rodrigo Farias foi que desde a execução do projeto cerca de 22 municípios sergipanos já foram capacitados. “A nossa meta até o final de dezembro é capacitar todos os municípios no módulo A e mais de 55% no módulo B. Para isso, iremos criar mecanismos e ações visando fortalecer cada vez mais a rede”, enfatizou.

Segundo a coordenadora estadual da rede do Siconv, Sandra Barros, os cursos de capacitação têm abordado aspectos relacionados aos planos de trabalho, elaboração de projetos e cadastramentos de propostas. “A ideia do curso é desenvolver projetos para que o dinheiro repassado pelo Governo Federal seja melhor administrado, através do correto andamento do processo licitatório e da construção de projetos”, disse.

Sandra revela ainda que, além da profissionalização da gestão pública, o Siconv é uma alternativa para que os órgãos tenham acesso a uma rede de apoio para gerir adequadamente os recursos, garantindo assim que as obras executadas em Sergipe tenham condições de ser mantidas, e que as prestações de contas ocorram de forma efetiva e eficaz. Participaram desta etapa servidores da SSP, SEED, Funasa, Detran, Segov, Defensoria, FSPH, Seplag, ITPS e SEIDH. Os municípios que tiverem interesse em participar do curso deverão entrar em contato com a Sumog, através do telefone 3226-2328 ou por e-mail: sumog@sead.se.gov.br


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 29/11/2021 01:03:28am
Horário de Atendimento: 07h às 13h