Curso reuniu representantes de oito municípios para se inteirar sobre o sistema de transferências voluntárias
Visando a capacitação de mais pessoas por todo o território sergipano na Rede Siconv, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), por meio da Unidade Gestora Estadual da Rede, iniciou esta semana a série de oficinas com o pessoal técnico dos municípios sergipanos, que atuam com o sistema nas cidades do interior. A primeira oficina reuniu colaboradores das cidades de Barra dos Coqueiros, Propriá, Pedra Mole, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Riachuelo, Lagarto e Santa Luzia do Itanhy; e contribuiu para iniciar um vasto trabalho de capacitação que será realizado ao longo de todo o ano de 2017.
“Este será um trabalho ao longo desse ano, onde teremos dois módulos de oficina abrangendo desde as noções preliminares até a etapa de execução dos projetos, onde iremos convidar todos os municípios sergipanos a participar e se inteirar sobre o Siconv”, afirmou Marlei Brito, coordenadora do Siconv para Organizações da Sociedade Civil e uma das facilitadoras do curso.
O curso teve como um dos focos as Noções Preliminares na Rede Siconv, e seguiu com a temática sobre elaboração de projetos sociais na plataforma do Sistema de Transferências Voluntárias do Governo Federal. “Nosso objetivo é orientar esses trabalhadores das prefeituras municipais a elaborar projetos com legitimidade e onde a população se reconheça, além de apresentar um conteúdo técnico capaz de levar o projeto à aprovação”, informa Riane Espinheira, coordenadores municipal do Siconv e que também auxiliou no curso.
Adesão
O número de pessoas que compareceram a primeira edição da oficina foi bastante satisfatória. As prefeituras que foram convidadas enviaram seus representantes, em sua maioria, pessoas que mesmo nunca tendo trabalhado com o Siconv, já conhecem superficialmente o sistema, ou, em alguns casos, que já trabalham com a elaboração de projetos.
Soleide Leão, que assumiu recentemente o setor de Projetos para Captação de Recursos de Santa Luzia do Itanhy, era uma das mais entusiasmadas. Para ela, o curso está sendo muito proveitoso para apresentar o Siconv e esclarecer as dúvidas dos representantes municipais. “Essa iniciativa da Seplag é muito positiva, pois mostra o quanto o Governo do Estado está preocupado em atrair recursos para Sergipe”, lembrou.
A técnica do município de Lagarto, Vanessa Rocha, também estava muito satisfeita com o curso. Ela que já trabalha há alguns anos com captação de recursos disse que a oficina está sendo importante para conhecer detalhes fundamentais do Siconv. “Assim preparamos melhor nossos projetos para submetê-los às transferências voluntárias”, completou.
A primeira edição das oficinas para os municípios segue até a próxima semana, onde desta vez, as aulas acontecerão na Emgetis, e tratarão especificamente da elaboração de projetos, com orientação individualizada para cada município participante. As demais oficinas acontecerão nos próximos meses e os municípios interessados em participar podem entrar em contato com a Seplag através do número (79) 3226-2328.