Rede Siconv inicia treinamento com técnicos dos municípios

9 de dezembro de 2019 - 16:39

Curso reuniu representantes de oito municípios para se inteirar sobre o sistema de transferências voluntárias

Visando a capacitação de mais pessoas por todo o território sergipano na Rede Siconv, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), por meio da Unidade Gestora Estadual da Rede, iniciou esta semana a série de oficinas com o pessoal técnico dos municípios sergipanos, que atuam com o sistema nas cidades do interior. A primeira oficina reuniu colaboradores das cidades de Barra dos Coqueiros, Propriá, Pedra Mole, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Riachuelo, Lagarto e Santa Luzia do Itanhy; e contribuiu para iniciar um vasto trabalho de capacitação que será realizado ao longo de todo o ano de 2017.

“Este será um trabalho ao longo desse ano, onde teremos dois módulos de oficina abrangendo desde as noções preliminares até a etapa de execução dos projetos,  onde iremos convidar todos os municípios sergipanos a participar e se inteirar sobre o Siconv”, afirmou Marlei Brito, coordenadora do Siconv para Organizações da Sociedade Civil e uma das facilitadoras do curso.

O curso teve como um dos focos as Noções Preliminares na Rede Siconv, e seguiu com a temática sobre elaboração de projetos sociais na plataforma do Sistema de Transferências Voluntárias do Governo Federal. “Nosso objetivo é orientar esses trabalhadores das prefeituras municipais a elaborar projetos com legitimidade e onde a população se reconheça, além de apresentar um conteúdo técnico capaz de levar o projeto à aprovação”, informa Riane Espinheira,  coordenadores municipal do Siconv e que também auxiliou no curso.

Adesão

O número de pessoas que compareceram a primeira edição da oficina foi bastante satisfatória. As prefeituras que foram convidadas enviaram seus representantes, em sua maioria, pessoas que mesmo nunca tendo trabalhado com o Siconv, já conhecem superficialmente o sistema, ou, em alguns casos, que já trabalham com a elaboração de projetos.

Soleide Leão, que assumiu recentemente o setor de Projetos para Captação de Recursos de Santa Luzia do Itanhy, era uma das mais entusiasmadas. Para ela, o curso está sendo muito proveitoso para apresentar o Siconv e esclarecer as dúvidas dos representantes municipais. “Essa iniciativa da Seplag é muito positiva, pois mostra o quanto o Governo do Estado está preocupado em atrair recursos para Sergipe”, lembrou.

A técnica do município de Lagarto, Vanessa Rocha, também estava muito satisfeita com o curso. Ela que já trabalha há alguns anos com captação de recursos disse que a oficina está sendo importante para conhecer detalhes fundamentais do Siconv. “Assim preparamos melhor nossos projetos para submetê-los às transferências voluntárias”, completou.

A primeira edição das oficinas para os municípios segue até a próxima semana, onde desta vez, as aulas acontecerão na Emgetis, e tratarão especificamente da elaboração de projetos, com orientação individualizada para cada município participante. As demais oficinas acontecerão nos próximos meses e os municípios interessados em participar podem entrar em contato com a Seplag através do número (79) 3226-2328.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 02/12/2021 08:14:35am
Horário de Atendimento: 07h às 13h