Sead discute com Emdagro virtualização de processos administrativos

2 de março de 2020 - 16:36

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 02, na sede da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdrago), a reunião entre gestores da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Emdrago. O objetivo foi discutir sobre a virtualização dos processos administrativos e traçar medidas para que a virtualização e a utilização do sistema e-Doc sejam adotadas por toda a equipe técnica da Emdrago.

Segundo Francisco Rocha, analista de sistema e de processos de negócios da Sead, a reunião foi fundamental para que se efetive de uma maneira mais rápida a migração da utilização de documentos físicos para documentos virtuais. “Tivemos hoje uma excelente reunião, onde contamos com a presença do presidente da Emdrago Jefferson Feitoza, além de alguns diretores e da equipe técnica. O intuito do presidente é sensibilizar os servidores da Emdrago para que sejam adotadas iniciativas para a utilização do sistema e-Doc, com a finalidade de que, de uma forma gradativa e de uma maneira rápida, a gente possa migrar a utilização de documentos físicos para documentos virtuais”, conta.

Francisco ainda ressaltou que essa iniciativa será uma parceria da Sead com a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) e que juntos trabalharão em prol da virtualização dos processos para os servidores da Emdrago. “Em relação a essa iniciativa nós já combinamos, em conformidade com a Emgetis e Sead, a atuação de uma maneira mais efetiva, disponibilizando treinamento do sistema e-Doc para os servidores da Emdrago, tanto os servidores que estão lotados na sede da empresa, quanto àqueles que estão nas regionais. Nós iremos até as regionais ministrar esse treinamento,” afirma.

Paralelamente a isso, também estão sendo adotadas iniciativas para realizar automatização de alguns processos de natureza importante. Para isso, estão sendo criados modelos de documentos que hoje são feitos em papel, para posteriormente torna-los todos digitais, transformando a atual sistemática documental física numa sistemática digital, mais segura e célere, tornando assim o Governo de Sergipe em um Governo Digital.

O Superintendente de Modernização da Sead, Rodrigo Farias, ressaltou a importância da tramitação dos processos virtuais com base no regulamento da portaria nº 05/2020. “Após a realização do Workshop de Processos Virtuais, onde nós explanamos sobre os três processos que estão sendo tramitados de forma digital, regulamentados através da portaria nº 05/2020, realizamos a abertura de um plantão de dúvidas aqui na Sead. Disponibilizamos através da Escola de Governo um canal de agendamento onde todos os servidores e gestores do Estado poderão agendar e comparecer na Sead para que possam esclarecer toda e qualquer dúvida referente à utilização da nossa ferramenta e-Doc . Com esse trabalho, identificamos que conseguimos instigar os outros órgãos a pensarem na importância da virtualização dos seus processos, gerando economia, transparência e celeridade para o Estado”.

Ressalta que diante da atuação da Sead para implantação do Governo Digital, através da Superintendência de Modernização, a Secretaria de Administração foi procurada pela Emdrago para tratar sobre a virtualização dos processos.

Atualizado em: 29/11/2021 05:58:02am