Sead disponibiliza ao cidadão acesso ao protocolo virtual através do e-Doc

9 de junho de 2020 - 14:42

Visando modernizar e tornar virtual todos os processos administrativos do Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Administração (Sead), através da Superintendência de Modernização da Gestão (Sumog), em parceria com a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), disponibiliza o acesso ao cidadão, pessoa física ou jurídica, que necessita protocolar documento na Administração Pública Estadual do Poder Executivo sem precisar se dirigir ao órgão presencialmente.

O acesso é permitido através do endereço eletrônico: www.edocsergipe.se.gov.br/protocolo-externo e cadastro no mesmo.

Para ser protocolado, o documento deve ser digitalizado em um único arquivo, com tamanho máximo de 10 MB, no formato PDF e anexados, além do preenchimento do formulário de requerimento disponível, também no mesmo endereço.

Depois de anexado, o documento deve ser enviado para que possa ser gerado o número de protocolo de acompanhamento no mesmo site.

Para o secretário da Sead, George Trindade, a virtualização de documentos e processos, através do protocolo externo, além de garantia maior celeridade, transparência e economicidade, está cumprindo o decreto governamental de número 40.605 de 1º de junho de 2020 que veda, definitivamente, a circulação de processos físicos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Estadual.

Segundo o superintendente de Modernização da Gestão (Sumog) da Sead, Rodrigo Farias, a disponibilização do protocolo externo é mais uma ação de continuidade do Programa Governo Direto, que visa através do seu Projeto Governo Direto Digital, a virtualização dos processos administrativos da Administração Pública Estadual.

Todas as informações pertinentes a esse assunto estão contidas no vídeo informativo disponível no site da sead: https://www.sead.se.gov.br/protocolo-externo/