SEAD divulga concorrência para concurso das fundações de saúde

9 de dezembro de 2019 - 17:50

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), que tem a competência de promover concursos públicos para o Estado, divulgou a concorrência do concurso da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para provimento de vagas das Fundações de Saúde do Estado. As vagas de procurador e de psicólogo foram as mais concorridas. As provas acontecem no dia 1º de março e nos próximos dias 11 e 12, a Cespe, organizadora do concurso, vai divulgar os locais e horários de provas.

 


A Secretaria de Estado da Administração (Sead), que tem a competência de promover concursos públicos para o Estado, divulgou a concorrência do concurso da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para provimento de vagas das Fundações de Saúde do Estado. As vagas de procurador e de psicólogo foram as mais concorridas. As provas acontecem no dia 1º de março e nos próximos dias 11 e 12, a Cespe, organizadora do concurso, vai divulgar os locais e horários de provas.

O concurso abriu 2.978 vagas em três fundações do Estado: a Fundação Hospitalar de Saúde (2.761 vagas); Fundação Parreiras Horta (114 vagas) e a Fundação Estadual de Saúde (103 vagas). As inscrições abertas em outubro do ano passado se encerraram no dia 10 de dezembro. Um total de 32.370 pessoas confirmou a inscrição.

Para o secretário de administração, Jorge Alberto, o número elevado de inscritos demonstra a credibilidade das pessoas nos processos seletivos realizados pelo atual governo. “O governador Marcelo Déda está dando sequência ao que prometeu durante a campanha de contratar preferencialmente por concurso. Vem realizando concursos e nomeando os aprovados. Isso gera confiança no sergipano”, disse o secretário. Somente no ano passado, foram nomeados 3.005 servidores que já estão trabalhando na administração direta e indireta e este ano, mais 57 ingressaram no serviço público.

Concorrência – A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) foi a que registrou o maior número de inscritos (28.053). Apesar de registrar uma média de concorrência de 10,16 candidatos/vaga, menor foi a que apresentou as maiores concorrências. Além de procurador, que teve quatro 931 candidatos disputando quatro vagas o que gerou uma concorrência de 232,75, o cargo de psicólogo foi o que registrou a segunda maior concorrência com 560 pessoas inscritas na disputa por uma das cinco vagas ofertadas. Já entre as vagas de nível médio, a de técnico em enfermagem do trabalho, foi a que reuniu o maior número de inscritos, com 47 candidatos disputando uma só vaga.

Já a Fundação Parreiras Horta, que registrou 2.973 inscrições, teve uma concorrência média superior a da FHS de 26,08. O cargo mais concorrido foi o de procurador, assim como na FHS (157/1) e na Fundação Estadual de Saúde (150/1).  Já de nível médio, o mais concorrido foi o de assistente de enfermagem II que registrou uma concorrência de 34,21 por vaga.

Finalmente, na Fundação Estadual de Saúde, se inscreveram 103 pessoas o que gerou uma concorrência média de 13,05%. Procurador e psicólogo, seguindo a tendência das outras duas fundações, foram as vagas mais procuradas de nível superior. Já entre aquelas de nível médio, a de técnico em segurança de trabalho foi a que mais registrou a maior concorrência com 26 candidatos por uma vaga.

Competência legal – A Secretaria de Estado da Administração é o órgão que tem a competência legal de realizar todos os concursos no âmbito do Estado, conforme a lei 5.380/2004. Para o concurso das fundações, a Sead contratou, via processo licitatório, o Centro de Seleção e Promoção de Eventos e Concursos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) que ficou responsável pela elaboração e execução das provas. O edital e informações adicionais do concurso estão no site do Cespe (www.cespe.unb.br/concursos)

Confira o quadro completo da concorrência


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 08/12/2022 11:13:43am
Horário de Atendimento: 07h às 13h