Sead lança pesquisa sobre engajamento de servidores no trabalho

27 de outubro de 2020 - 09:38

Servidores públicos do estado terão a oportunidade de contribuir para ações na área de gestão de pessoas

A partir desta terça-feira (27), os servidores de todo o estado estão convidados a responder uma pesquisa sobre seu dia a dia profissional. A consulta busca entender os fatores que têm impacto sobre o engajamento de servidores públicos no trabalho, como condições de trabalho, ambiente, tarefas executadas, relacionamento com pares e líderes, saúde emocional, entre outras dimensões. Essa pesquisa servirá como base para o planejamento de ações direcionadas para o servidor público na área de gestão de pessoas.

O objetivo do estudo será apurar dados comportamentais para comparar com pesquisas internacionais, já que, além do Brasil, países como EUA, Canadá, Israel e Reino Unido também participaram da pesquisa. A expectativa dos gestores é de que as pessoas participem voluntariamente do processo de avaliação, que deve se estender até 15 de novembro.

Para a diretora da Kayma Brasil e colaboradora externa do Center for Advanced Hindsight, Thais Gargantini Cardarelli, aproximadamente 50% da força de trabalho de servidores públicos esta atualmente em trabalho remoto. “Essa modalidade tem possibilidade de permanecer de alguma maneira pós-pandemia e essa dinâmica impacta os pontos que pretendemos analisar para quem está em teletrabalho”, explica.

Em Sergipe, a consulta está sendo coordenada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), através da Superintendência Geral de Recursos Humanos (SGRH). Segundo a superintendente geral de Recursos Humanos, Zélia Mendonça, a pesquisa irá avaliar o uso de ferramentas de trabalho dos servidores e obter um panorama da administração pública e do dia a dia de cada um. “A participação é voluntária e serão garantidos o anonimato e a confidencialidade das informações fornecidas”, declarou.

Para o secretário da Sead, George Trindade, o estudo buscará identificar as melhores práticas no trabalho e adotá-las em ações na gestão de pessoas do estado. “O estudo liderado pela Duke University (EUA) vai enriquecer nossas bases de dados e ajudar na adoção das melhores práticas para o trabalho dentro do funcionalismo público”, afirmou.

A pesquisa, que pode ser acessada através do link: https://duke.qualtrics.com/jfe/form/SV_6s2UEP24XDOy63P, já teve participação de mais de 30 mil servidores federais e apoiou a revisão de políticas públicas que afetaram os 600 mil colaboradores da federação. Nesse momento, servidores de todos os estados do Brasil terão a oportunidade de serem ouvidos, contribuindo com ações de gestão de pessoas que impactarão seu dia a dia.

A pesquisa faz parte de um estudo conduzido mundialmente pelo Center for Advanced Hindsight (CAH) da Duke University, nos Estados Unidos, em conjunto com a Harvard Business School e a Kayma, e é liderada por Dan Ariely, professor de psicologia e economia comportamental norte-americano, um dos principais especialistas do mundo na área.

 

 


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 01/12/2021 08:25:00am
Horário de Atendimento: 07h às 13h