Sead promove III Reunião Geral para debater implantação do eSocial

10 de novembro de 2021 - 11:47

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) realiza nessa sexta-feira, 12, a III Reunião Geral para implantação do eSocial no âmbito da esfera administrativa do Estado de Sergipe. O evento será coordenado pela Superintendência Geral de Recursos Humanos da Sead e conduzido pelo Grupo de Trabalho de implantação do eSocial. O encontro terá como público alvo os diretores dos DAFs, gestores de RH e responsáveis pelo eSocial na estrutura estadual.

A Superintendente Geral de Recursos Humanos, Natalia Maciel Lessa, destaca que durante a reunião haverá apresentação do sistema de integração Sipes/eSocial; o cronograma de implantação; treinamento para utilização do módulo Sipes para eSocial; perícia médica; exoneração a pedido do servidor; licença prêmio e dentre outros assuntos. “Vamos aproveitar a reunião presencial para tratar também de outros assuntos ligados ao cotidiano da gestão de pessoal na Administração Pública Estadual”.

Natalia esclarece que a Sead é gestora do Sistema de Pessoal (Sipes), um programa desenvolvido para efetuar a gestão da movimentação de pessoal dos mais de quarenta mil servidores estaduais efetivos e comissionados. Ressalta que a ferramenta é responsável por enviar para o eSocial as informações exigidas.

O diretor da Área de Desenvolvimento de Sistemas de Pessoal (Adesp), Elvis Santos Martins, explica que foram desenvolvidos novos módulos, com telas que não existiam no Sipes, com o objetivo de fazer a coleta das informações que não eram cadastradas no banco de dados e que obrigatoriamente deverão ser enviadas para o eSocial.

O coordenador da equipe de trabalho para implantação do eSocial, Elson Amorim Simões, disse que a Sead enfrentou muitas dificuldades para implantar o eSocial, venceu e está vencendo todas. A maior delas, segundo Elson, foi à qualidade das informações cadastrais da massa de servidores contidas no Sipes, sistema próprio do Estado de Sergipe implantado em 2002, que não possuía a padronização de dados no formato exigido pelo eSocial.

“Em 2019, fizemos duas reuniões com os responsáveis diretos pelo envio das informações, que é descentralizada. Em 2020 trabalhamos no formato remoto e conseguimos, obedecendo ao cronograma, implantar o módulo para as empresas públicas, que são obrigadas a enviar cem por cento das informações”, afirma Elson, ressaltando que agora é a vez da Administração Direta e Indireta.


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Atualizado em: 29/11/2021 07:33:57am
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