Sead prossegue com capacitação de servidor para tramitação de processos virtuais

7 de fevereiro de 2020 - 14:43

Devido à grande procura pelas inscrições do Workshop sobre Processos Virtuais da Área de Recursos Humanos, a Secretaria de Estado da Administração (SEAD) abriu uma nova turma nesta sexta-feira (07). O curso, que tem como foco a Cessão Interna de Servidores, Licença Prêmio e Abono de Permanência, aconteceu no auditório da SEAD, das 08h30 às 12h.

O evento teve como objetivo capacitar os servidores lotados no RH, assessores de gabinetes, administradores locais do e-Doc e protocolistas no uso da ferramenta de criação e tramitação de processos virtuais que passarão a tramitar apenas de forma digital.

O superintendente de Modernização e Gestão da SEAD, Rodrigo Farias, fez a abertura do Workshop destacando a importância de fortalecer e capacitar o público alvo na transformação digital desses processos. Ressaltou que existe uma portaria conjunta 05/2020, firmada pelo Estado de Sergipe com a SEAD e a Secretaria de Estado Geral de Governo (SEGG), que normatiza a tramitação eletrônica dos processos da Administração Pública de forma virtual.

De acordo com o superintendente, o Abono de Permanência, Renovação de Cessão e Licença Prêmio são os três processos que estão iniciando de forma virtual. O foco é modernizar e avançar na tramitação eletrônica de todos os demais processos.

“A tramitação eletrônica gera diversos benefícios, além da transparência, celeridade e economicidade para o Estado”, disse o superintendente, enfatizando que o objetivo é tornar o trabalho mais eficaz, principalmente para os servidores que trabalham diretamente com esses processos.

Rodrigo disse ainda que o workshop foi o pontapé inicial e a meta é que até o término da gestão do governador Belivaldo Chagas todos os órgão da Administração Direta e Indireta estejam tramitando de forma 100% digital.

O workshop foi ministrado pela analista da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (EMGETIS), Helga Barreto, que abordou sobre protocolo externo e site do e-Doc. Sueli Bacelar, analista de sistemas da Emgetis, tratou sobre Licença Prêmio e Abono Permanência. E Francisco Rocha, analista de Sistema e de Processos de Negócios da SEAD, falou sobre Cessão e Renovação de Cessão.

Francisco Rocha enfatizou que a finalidade é transformar a Administração Pública Estadual em um governo digital. Exemplificando que quando um órgão do governo necessitava de outro servidor fazia à solicitação utilizando 11 formulários em papéis e agora com, essa automatização, todo esse processo foi convertido para forma digital. “Treinamos todos os órgãos e agora todo esse processo é feito eletronicamente”.

Além dessa turma, a SEAD, por meio da Escola de Governo, em parceria com a EMGETIS, está disponibilizando para os servidores que trabalham com processos administrativos de forma digital um plantão de dúvidas todas as quintas-feiras na SEAD. Estão sendo ofertadas 14 turmas, com 12 vagas para cada uma, das 9h às 12h. O servidor interessado deverá realizar o agendamento através do site www.escola.se.gov.br e escolher o horário que melhor lhe atenda.