SEAD reúne diretores e superintendentes para avançar no Governo Direto

12 de fevereiro de 2020 - 08:36

Com o objetivo de avançar ainda mais no projeto Governo Direto, a Secretaria de Estado da Administração (SEAD), através da equipe da Superintendência de Modernização e Gestão (SUMOG), promoveu nesta terça-feira (11) uma reunião com todas as diretorias e superintendências da SEAD para tratar sobre os processos de tramitação eletrônica através da ferramenta e-Doc.

De acordo com o superintendente da SUMOG, Rodrigo Farias, após a realização do workshop, que foi o pontapé inicial, a SEAD começou a realizar um levantamento de todos os processos e apresentou aos gestores as informações para validação, delineando um novo plano de ação para tornar cada um desses processos digital.

Rodrigo ressaltou a importância do engajamento de todos os servidores para que possa disseminar cada vez mais o conhecimento sobre a transparência, a celeridade e a economicidade que esses processos de forma digital proporcionam.

Segundo Rodrigo, é necessário quebrar paradigmas e a cultura da tramitação de processos físicos na Administração Direta e Indireta. O superintendente reforça que existe uma portaria conjunta 05/2020 assinada pelo Governo de Sergipe, através da SEAD e da Secretaria de Estado Geral do Governo (SEGG), que regulamenta a virtualização de processos e documentos no e-Doc.  O superintendente destaca ainda a importância do decreto governamental 40.394 que dispôs sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Estadual.

“Precisamos entender que juridicamente já possuímos uma validade legal no processo de virtualização”, disse Rodrigo, afirmando que é através desse trabalho que o Governo de Sergipe irá avançar e modernizar o serviço público garantindo economia, celeridade e transparência em todos os processos.

Presente na reunião, o superintendente da SUPAT, Wedson Andrade, enfatizou que tem acompanhado o mapeamento dos processos de todas as superintendências e destacou a importância do projeto Governo Direto frente à virtualização dos mesmos. Para Wedson, o E-doc antes fora pensado como uma forma de controle, numa visão voltada ao protocolo, mas que agora estamos diante uma nova realidade.

“Com base no decreto Governamental devemos implantar a cultura de transformar esses protocolos em processos, e é a partir desses encontros que surgi um planejamento estratégico e sua execução de fato”, disse, explicando que para SUPAT a criação desses protocolos em processos irá agilizar ainda mais às demandas do dia a dia, tendo em vista que estamos vivendo na era digital.  Com isso, além da celeridade, o estado economizará no gasto com papel.

O chefe de gabinete, Vanilton Alves Santos, disse que o encontro possibilitou visualizar o caminho bem sucedido que a SEAD vem trilhando, seguindo as diretrizes do governador  do Estado para  se ganhar mais eficiência e qualidade dos serviços públicos com a digitalização dos seus processos de rotina demandados pela secretaria e outros órgãos, primando pela economicidade, especialmente no tocante à tempo, papel e pessoal, com melhores resultados para o estado e a população.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 26/11/2021 21:15:16pm
Horário de Atendimento: 07h às 13h