Seca e agropecuária são foco de segunda oficina do PDR Sergipe

9 de dezembro de 2019 - 16:40

Plano é coordenado em Sergipe pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag)

Na manhã dessa sexta-feira, 10, aconteceu a segunda oficina para discussão do Plano de Desenvolvimento Regional de Sergipe (PDR Sergipe). Neste segundo momento, foi apresentado o diagnóstico nas áreas de convergência para o desenvolvimento do Estado com o objetivo de ouvir o público e entrar um consenso para solucionar os problemas apresentado nessas regiões.

Em Sergipe, a elaboração do Plano é coordenada pela Sergipe pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec). A Execução do mesmo é feita pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

Nesta segunda oficina foram apontadas as metas e diretrizes do Plano para Sergipe, como um novo modelo de agricultura, além de sugestões de como os setores produtivos e de serviço devem ser incentivados. A infraestrutura hídrica, principalmente na região semiárida, que vem sofrendo com a seca nos últimos seis anos, também foi discutida, bem como isso afeta e dificulta o desenvolvimento agropecuário nestas áreas.

A expectativa das oficinas é de ouvir o conjunto de informações que serão apresentadas pela consultoria e pela população, e ao mesmo tempo, poder participar para contribuir com dados e informações relevantes que deverão compor o PDR para o Estado. “Esse é o nosso segundo momento de discussão. E reforço mais uma vez a importância desse debate para o desenvolvimento de nosso Estado”, frisou o secretário João Augusto Gama, que fez questão de abrir os trabalhos.

A presença da comunidade tem satisfatórias nas reuniões do PDR. Desta vez, pessoas não só da capital, mas também do interior prestigiaram a discussão e contribuíram para o desenvolvimento de Sergipe. Maurício Nascimento Filho foi um dos que deram sua contribuição. Ele que representou na audiência a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnologia (Sedetec), disse que a iniciativa é extremamente válida e que o Estado de Sergipe precisa de um plano para direcionar os esforços no ponto de vista econômico e financeiro em termos de políticas públicas.

“Essa iniciativa do Ministério de Integração, junto com o Governo do Estado, em elaborar um Plano de Desenvolvimento Regional em todo território nacional, a partir daquilo que é levantado nos estados é bastante positivo. Acredito que assim as desigualdades regionais possam ser amenizadas ao longo de um período de tempo que seja plausível”, apontou.

Ana Carla Santos Andrade da direção do Meio Ambiente da Prefeitura de São Cristóvão falou sobre a expectativa de que os problemas que sejam apresentados entre os municípios realmente consigam ser levados adiante, “para que assim tenhamos uma solução ao longo dessa nova gestão”, disse.

Convite

Durante a abertura da oficina foi reforçado o convite para membros da área econômica e sindicatos direcionados para a área de políticas públicas, para compartilhar ideias e soluções, não só nesse momento, mas nas demais oficinas que acontecerão ao longo da próxima semana.

Na segunda-feira, 13, a cidade de Itabaiana e o agreste sergipano serão o foco das discussões. A reunião acontecerá no Campus da UFS no município, a partir das 8h. Já na terça, será a vez de Lagarto sediar as discussões que abrangerão os municípios do Centro Sul e Sul Sergipano e que acontecerá no Colégio Estadual Abelardo Romero Dantas. Por fim, será a vez de Nossa Senhora da Glória sediar as discussões com município do alto e médio sertão sergipano, que vão ocorrer na quarta-feira, dia 15, às 8h na Escola Padre Leon Gregório.

Ciro Brasil, coordenador do PDR em Sergipe reforçou em sua fala que a Pesquisa que está norteando o trabalho ainda está disponível no site da Seplag e que pode ser preenchida por qualquer pessoa que queira contribuir com o trabalho. “Estamos juntos buscando o desenvolvimento do nosso Estado”, finalizou.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 29/11/2021 00:13:46am
Horário de Atendimento: 07h às 13h