Secretaria da Administração atinge nota 9.7 no ranking do Portal de Transparência do Tribunal de Contas

9 de dezembro de 2019 - 15:24

Persistindo as metas traçadas pelo governador Belivaldo Chagas de fazer um governo totalmente transparente a Secretaria de Estado da Administração (SEAD) trabalhou nessa direção e começa a colher bons frutos. A SEAD atingiu nota 9.7 no ranking do Portal de Transparência do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SE), registrando, assim, uma avaliação muito positiva em comparação com a última nota que foi 4,4%.

De acordo com o Tribunal de Contas a média do Poder Executivo, em 2018, era 4,6.  A nota, considerada deficiente, passou agora em 2019 para 8,7 e a média geral do Estado, que era 5,0 aumentou para 8,8.

Segundo o secretário George Trindade, a equipe da SEAD procurou se adequar as exigências da transparência. “Esse avanço no ranking é resultado direto das ações implementadas desde o início do ano, pela Secretaria de Administração, que foca no direito do cidadão em acompanhar a aplicação detalhada dos recursos públicos”, afirma.

“O controle social só pode existir a partir de uma transparência efetiva que realmente entregue para o cidadão os dados e as informações que ele necessita para avaliá-las. Essa relação transparente entre a administração pública e o cidadão torna a democracia, de fato, participativa. A inovação traz como benefício à mudança de cultura, a mudança de processo, bem como a oxigenação da administração pública”, avalia o secretário.

Ressalta que todas as medidas adotadas até o momento visam facilitar o acesso da população às contas públicas da forma mais transparente possível. “Um dos pilares do governo Belivaldo Chagas é trabalhar para construir um estado cada vez melhor e mais justo. Conseguimos elevar a pontuação, mas o desafio continua, pois ainda há muito a ser feito na busca pela excelência. É preciso intensificar as estratégias de educação, engajamento e sensibilização da população para que haja mais fiscalização cidadã e participação popular”, finaliza George.

Atualizado em: 29/11/2021 07:47:15am