Secretário da Seplag discute com cirurgiões plásticos pleito da categoria

9 de dezembro de 2019 - 16:28

Na manhã desta terça-feira, 04, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Rosman Pereira, se reuniu com cirurgiões plásticos do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), que pleiteiam isonomia salarial com os cirurgiões oncológicos e de cabeça e corpo do hospital. A reunião ocorreu às 10h, na sala de reuniões da Seplag, com a participação de dirigentes do Sindicato dos Médicos (Sindimed) e da Superintendente Executiva da secretaria, Adriana Menezes de Souza.

Na reunião, os médicos cirurgiões colocaram que existe uma disparidade salarial deles com os cirurgiões oncológicos, e de cabeça e corpo na ordem de R$ 8.880,00. Alegaram ser inadmissível que tenham a mesma carga horária de trabalho, estejam na mesma sala de cirurgia operando o mesmo paciente e recebendo um salário bem inferior.

O secretário Rosman Pereira disse que entendia o pleito da categoria, mas, não podia assumir esse compromisso diante da parte legal e financeira do estado. Ressaltou a crise econômica que assola o país e o fato do estado já ter ultrapassado o limite prudencial com gasto com pessoal (47,08%).

Explicou que essa correção salarial não poderia ser dentro do orçamento do tesouro do estado, mas no âmbito da Secretaria da Saúde, que recebe 12% do orçamento. Declarou que só a Saúde pode informar a possibilidade de pagar a equiparação salarial proposta pela categoria, mediante alguma economia feita no seu orçamento.

Rosman se comprometeu a conversar com o chefe da Casa Civil, Belivaldo Chagas, e o secretário da Saúde, Almeida Lima, para mostrar o impacto na folha salarial e buscar uma solução. “A última palavra será da Saúde, que vai ver se na economia que está fazendo pode arcar com esse pleito”, afirmou, enfatizando que tão logo tenha uma posição convocará a categoria para uma nova reunião visando expor a posição do governo do estado.

De acordo com o secretário da Seplag, ele já tem um estudo do impacto na folha salarial com relação a equiparação de salário dos 16 médicos cirurgiões do Huse com os cirurgiões oncologistas, de cabeça e corpo.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 04/12/2021 22:22:58pm
Horário de Atendimento: 07h às 13h