Secretário é homenageado em solenidade comemorativa aos 15 anos dos gestores governamentais

9 de dezembro de 2019 - 16:17

Na noite dessa quarta-feira, 25, o secretário Rosman Pereira (Planejamento, Orçamento e Gestão) foi homenageado com uma placa pela sua contribuição para o engrandecimento da categoria. Foi durante solenidade de comemoração aos 15 anos da Carreira de Gestores Governamentais do Executivo do Estado de Sergipe, realizada na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), que homenageou também o governador Jackson Barreto por sua contribuição para reestruturação da carreira, pela lei que implementou o subsídio para a carreira, equiparando a categoria a carreiras estratégicas do Executivo Estadual e a carreiras congêneres de outras unidades federativas.

O secretário Rosman Pereira disse ter ficado feliz com a homenagem, por ser gestor por formação. “Sou administrador e sempre que for possível, necessário, esse secretário vai está ajudando para contribuir com o reconhecimento da categoria de gestores públicos do Estado”, afirmou.

“Enquanto secretário entendo que é uma carreira importante. O gestor tem tido um papel fundamental na profissionalização da administração pública do estado e ao longo desses 15 anos tem contribuído decisivamente para que os governos sejam mais eficientes, tenham qualidade no gasto público independente do governo e do trabalho que precisa ser realizado na administração pública do Estado. Então, nós queremos parabenizar toda a carreira de gestores na pessoa do seu presidente, Ciro Brasil, que tem sido um servidor exemplar em nosso estado e exemplo de servidor público”, declara Rosman.

Durante a solenidade o presidente do Sindicato dos Integrantes da Carreira de Gestão Pública do Estado de Sergipe (Singeps), Ciro Brasil, falou da atuação dos gestores ao longo dos 15 anos no serviço público estadual. “Foi uma jornada de muito aprendizado, desafios e conquistas. A carreira nasceu da necessidade de tornar o serviço público mais profissional e eficiente voltado para o cidadão. No governo de Marcelo Déda, a carreira obteve efetivamente acesso a cargos de direção e alto assessoramento. Mas, foi no governo de Jackson Barreto que a categoria alcançou o ápice da confiança na carreira. No atual governo, tem sido a participação dos gestores governamentais em projetos prioritários, grandes missões em órgãos como a Seplag, a Secretaria da Fazenda, Saúde , Educação, sempre trabalhando de forma cooperativa e articulado com os secretários e presidentes dos órgãos”, declarou Ciro.

“A carreira ocupa espaços estratégicos, participando e coordenando importantes projetos nas áreas de planejamento e orçamento, finanças públicas, captação de recursos, estudos e pesquisas, entre outros”, disse, revelando que durante esses 15 anos, os Gestores Governamentais ocuparam diversos cargos de direção e gerenciamento nos mais diversos órgãos do Estado, incluindo cargos de 1º escalão.

Prestigiando o evento, o presidente da Federação Nacional das Carreiras de Políticas Públicas, Eduardo Aires, informou que os gestores estão presentes em 16 estados da Federação, mas a expectativa é que eles possam estar em todos os estados da federação. “Nós estamos celebrando 15 anos de uma opção de estado profissional. Eu acho que as populações de todos os estado do Brasil merecem profissionais nessas atividades que consideramos essenciais”, frisou.

Durante a solenidade de comemoração dos 15 anos de carreira de técnicos em políticas públicas e gestão governamental também foram homenageados o ex-governador Albano Franco, por ter sido o governador que criou a carreira de gestor e realizou concurso em 2001; o vice-governador Belivaldo Chagas; o presidente da Assembleia, Luciano Bispo; os secretários Zezinho Sobral (Inclusão Social) e Benedito Figueiredo (Governo); o ex-secretário João Augusto Gama (Seplag) e a Procuradora-Geral do Estado, Aparecida Gama.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306
Atualizado em: 04/12/2021 22:14:54pm
Horário de Atendimento: 07h às 13h