Secretário Gama participa de Encontro sobre Economia Regional

9 de dezembro de 2019 - 16:52

Evento é uma realização da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) e UFS

Desde a última quarta-feira, 28, estudantes, pesquisadores e pessoas ligadas à área da Economia estão participando o XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ENABER), que segue até a sexta-feira, 30, no Aquários Praia Hotel em Aracaju. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER), com apoio do Núcleo de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Sergipe (NUPEC/UFS).

A cerimônia oficial de abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades,  a exemplo do secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama, do presidente do Banco do Nordeste, Saumínio Nascimento, do presidente da ABER, Edson Domingues e do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Marcos Eugênio Oliveira, que falaram sobre a importância de Sergipe receber o evento e das discursões sobre a região que permearão os três dias de debates.

“Ficamos muito felizes em ver Sergipe recebendo um evento que debate a economia e mais felizes ainda quando meu reporto a fundação da Universidade, em 1968, com seus pouco mais de 600 alunos, e hoje vemos como ela está pujante e crescente, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento intelectual, como sempre foi”, afirmou Gama.

O XIV ENABER acontece anualmente, em 2016 aporta em Sergipe para dar visibilidade mais visibilidade ao Mestrado de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), trazendo pesquisadores e professores de várias partes do país. “Para nós este está sendo um momento ímpar, uma oportunidade que estamos agarrando com unhas e dentes, afinal estamos na segunda turma do mestrado e queremos dar cada vez mais visibilidade a ele”, informou o professor Luiz Carlos Santana Ribeiro, do departamento de Economia da UFS e membro da organização local do evento.

Quem também celebrou a presença em Sergipe do encontro foi o presidente da Associação, Edson Domingues. “Agradecemos ao empenho de todos que se envolveram no evento, com um grande número trabalhos inscritos e aprovados, que nos garante um grande conteúdo para nosso encontro”, frisou.

Conferência de abertura

A conferência de abertura ficou a cargo do ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Clélio Campolina Diniz, que ministrou a palestra “Política regional e urbana: imperativo para um projeto de desenvolvimento nacional”. O evento contará ainda com palestras de Fernando Rubiera, professor da Universidade de Oviedo, Espanha, que abordará a crise na Europa a partir da ótica da economia regional e urbana. A programação completa pode ser visualizada aqui.

Atualizado em: 02/12/2021 06:54:26am